PLANO DE VIDA UNIVERSITÁRIA
Por: michellimendes • 15/8/2022 • Trabalho acadêmico • 1.185 Palavras (5 Páginas) • 689 Visualizações
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO PARANÁ
ATIVIDADE PRÁTICA DE FILOSOFIA
ORIENTADOR: PROFESSOR TUTOR JULIANO SAMYWAIS PETROSKI
[pic 1]
PLANO DE VIDA UNIVERSITÁRIA
Aluna: Michelli Mendes
Curso de Estética e Cosmética
CURITIBA – PR
Abril / 2021
Plano de vida universitária
O primeiro ponto é uma reflexão sobre os motivos que o levaram a fazer este curso. Você está aqui porque quer ou porque mandaram? Você tem afinidade com o curso que escolheu? Ou veio para cá apenas por uma questão financeira? Começamos, então, com uma autoanálise, com o “conhece-te a ti mesmo”, como estava escrito no Templo de Apolo, em Delfos.
1) Como você se vê, pessoal e profissionalmente, daqui a oito anos? Qual é seu maior objetivo em relação ao seu desenvolvimento acadêmico-profissional?
Daqui a oito anos consigo me ver estável na carreira de esteticista que escolhi depois de muito analisar o que me realizaria nessas duas questões pessoal e profissional, além de outras formações que virão no decorrer dos anos. Pretendo estar trabalhando na área de cosmética ou até mesmo na formação de novos profissionais nessa área.
Meu maior objetivo é me graduar nesta área, buscando especialização dentro das minhas afinidades em relação as várias matérias dentro do curso e trilhar o melhor caminho profissional possível, aprimorando sempre meus conhecimentos científicos.
A realização da graduação profissional será algo que ajudará muito numa realização pessoal, aumentando minha autoconfiança e melhorando meus relacionamentos interpessoais.
2) O que você precisa conhecer e saber fazer bem para a realização do objetivo geral? Quais habilidades já desenvolveu e quais precisará desenvolver para isso?
A base maior está em conhecimento adquirido ao longo do curso e a prática que fará a diferença na realização do objetivo geral. Muito estudo, dedicação, ter autoconfiança, conhecimento científico, estar envolvida em todos os detalhes de cada ensinamento, minha dedicação fará toda a diferença nessa realização.
Tenho habilidades comerciais, de trabalho em equipe, de organização, disciplina, comprometimento, facilidade de comunicação, o que ajudará no desenvolvimento da carreira, necessitando do aprendizado técnico e prático para exercer de forma satisfatória a profissão.
Comprometendo-me a estar sempre realizando os aperfeiçoamentos pertinentes a área de atuação.
A segunda questão importante do Vida Universitária é desenvolver um planejamento autônomo. Como você se vê, pessoal e profissionalmente, quando terminar o curso? Que competências teria que desenvolver para estar inserido no mercado de trabalho? Esse mercado de trabalho tende a estar mais concorrido?
3) Que empecilhos você poderá encontrar para alcançar os seus objetivos acadêmico-profissionais? Quais estratégias propõe para enfrentá-los?
Voltar a estudar depois de um longo tempo parada, entrar em uma nova área de estudos, explorar o desconhecido, faz com que uma insegurança se aproxime, o medo de não dar certo, do recomeço, a idade, os afazeres da vida, estar trabalhando em outra área que não seja a de estudo. Isso pode ser um empecilho para realização desses objetivos.
Logo, como meus objetivos são consistentes e é a realização de um sonho essa graduação, então, não meço esforços para realizá-la. Minha dedicação, força de vontade, eu busco o conhecimento.
4) Como conciliará as ações previstas com sua rotina? O que fazer para que seu comprometimento seja mantido?
Não perder o foco, estar sempre comprometido com os estudos criando hábito diário para leitura, quero começar a trabalhar na área também, para que ajude no meu conhecimento prático.
Por ser uma escolha muito bem pensada, eu estarei comprometida até o final, quero buscar mais conhecimento ainda, quero ser uma referência na área de cosmética, isso que me faz seguir.
O terceiro objetivo é uma identificação dos profissionais representativos dentro da sua área de atuação. Então, a ideia é que você escolha um profissional que o inspire e, a partir da sua biografia, sua história de vida, você consiga destacar no Vida Universitária o que chamou sua atenção e por que você considera essa pessoa um modelo, uma inspiração.
5) Quem é o profissional inspirador? Qual é a sua visão desse profissional de realização pessoal e profissional?
A pessoa que me inspirou a começar esse sonho, nada tem a ver com a estética, mas com sua força de vontade. Sirley, 58 anos, hoje proprietária de 8 franquias , a qual tive o prazer de trabalhar, sentiu-se desafiada por alguém que a julgou por ter mais de quarenta anos de idade e não possuir um ensino superior. Foi quando ela decidiu, voltar a estudar com todas as dificuldades de uma pessoa que não estudava há anos, que tinha marido, filhos e um trabalho na loja de material de construção que ajudava a cuidar junto com seu marido.
...