PRIMEIRA UNIDADE. PRIMEIRA AVALIAÇÃO
Por: fernando s oliveira • 2/7/2019 • Trabalho acadêmico • 680 Palavras (3 Páginas) • 212 Visualizações
[pic 1]
UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA
DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA – CAMPUS II
LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS
BIO 010 – EPISTEMOLOGIA DA CIÊNCIA
PRIMEIRA UNIDADE. PRIMEIRA AVALIAÇÃO
NOME DOS DISCENTES: CLÉO SANTOS E SANDERMAN DE ASSIS
DATA: 01/04/2019
ATIVIDADE AVALIATIVA
Alagoinhas – BA
2019
QUESTIONÁRIO:
- Sinopse é o resumo ou relato breve, o qual pode ser de um filme, de um livro ou parte deste, etc. Após a leitura, escrevam uma sinopse conglomerando os capítulos 1 e 2 de “Uma História da Razão”.
O livro “Uma História da Razão” traz ao leitor uma visão aos olhos de (tal pessoa) sobre (tais assuntos) onde aborda questionamentos sobre a forma (disso e daquilo) (na época tal) (em tal lugar) (em uma tal sociedade que estava aprendendo isso e aquilo) (em um tempo em que a realidade daquele momento era essa, essa e essa) (e surgiu ou se originou isso, isso e isso) ...
- Segundo François Châtelet, por que a democracia teria sido responsável pelo aparecimento da filosofia na Grécia Clássica?
Porque a partir do momento em que se começou a ter uma participação não só dos nobres, mas também do restante da população nos debates e nas decisões no rumo das questões sociais, foi possibilitado que houvesse interação entre as classes e difusão do conhecimento entre todos, uma vez que um dos princípios da democracia é de direitos iguais.
Dentro do cenário daquela época, aquele foi um momento de muitos acontecimentos e que levaram algumas pessoas a questionarem diversas situações que estavam ocorrendo no momento ou até mesmo a sentidos da vida, sem terem respostas e ninguém que pudessem recorrer para esclarecerem suas dúvidas, isso os levou a se debruçarem em investigações, análises e estudos para poderem responder a essas dúvidas, daí o aparecimento da filosofia na Grécia Clássica e evidenciando o papel fundamental para que tal fenômeno pudesse acontecer.
- Nas páginas 19 e 20 reproduz-se um segmento do Dialogo Laques, de autoria de Platão no qual o conceito coragem ganha qualidade, entendida esta na perspectiva ética. Como François vincula este fragmento com a necessidade de formular uma ideia por meio de palavras para ter o conhecimento universal?
Nesta parte do livro François buscou mostrar a importância de se compreender o significado das coisas usando como exemplo o Diálogo Laques, onde se explica que antes de defender uma ideia, uma tese, de acreditar em algo, é necessário que se conheça o seu real significado.
Dessa maneira se propondo ao método da investigação, fazendo questionamentos, buscando bons referenciais teóricos e estudos é que se pode construir bons argumentos para defender suas teses e assim estar seguro delas, a partir do momento em que se tem pleno entendimento dos seus conceitos e não reproduzir apenas falas mecanizadas.
...