PROMETEU, EPIMETEU, A ÉTICA E ORIGEM DO MUNDO
Por: Marcelo Cruz • 4/4/2019 • Abstract • 969 Palavras (4 Páginas) • 281 Visualizações
PROMETEU, EPIMETEU, A ÉTICA E ORIGEM DO MUNDO
Transcrição livre da aula A história do mundo do professor Clóvis de Barros - ECA/USP
INTRODUÇÃO
O universo é regido pelo caos e pela primeira vez há uma ordem no universo. Ética é a reflexão da melhor maneira de se viver. O instinto do homem não dá conta da vida.
A vida do homem é complexa demais e a natureza pobre demais. Se respeitar sua natureza desaparece, por isso precisa ir além. Cabe ao homem resolver problemas que sua natureza não resolve. Resolver questões existenciais para além dos extintos. São recursos intelectivos pois Prometeu nos deu a astúcia roubada de Atenas. O que nos permite refletir sobre a vida pois a nossa natureza não nos permite estar definidos como o pombo como e a tartaruga. Existe uma determinação extintiva compensada pela intelectiva. A vontade fala quando a natureza se cala, diz Jean Jacques Rousseau. Por isso que o homem come o alpiste, gato, cachorro, tartaruga, o pato, o camelo a vaca…. e cada um na sua natureza. No nosso caso o céu é o limite! Mas o gato o instinto é o limite!!!
E ASSIM TUDO COMEÇOU
O universo tornou-se cósmico. Era o Caos
Cosmos é ordem.
Em um primeiro momento essa ideia do Cosmos era uma ideia de distribuição espacial de organização dos Deuses. A exemplo, Poseidon que muito ajudou Zeus ficou com os mares e oceanos. Então Zeus não quis tudo para ele, dividiu com os outros. Agora cada um em seu quadrado e o universo está em ordem
Platão no diálogo de Protágoras nos traz duas divindades secundárias. Prometeu, aquele que pensa antes e Epimeteu, aquele que pensa depois.Prometeu era esperto e Epimeteu era lento, um Deus de segunda classe.
Depois que Zeus colocou ordem na casa a vida se tornou um saco. E o pior é que os deuses não podem se suicidar. Se suicidar para quem é eterno pode ser a pior coisa que venha a existir. Tristes Deuses, que não podem deixar simplesmente de existir.
Então, Prometeu e Epimeteu propõem a Zeus uma diversão. A diversão seria fabricar mortais. Você que se julga o bom por ter entrado na USP saiba que é fruto da brincadeira e jogo de dois Deuses de quinta categoria.
Mas a Desgraça não acaba aí. Porque Epimeteu vira para Prometeu e diz: - Prometeu, Deixa eu fazer os animais.
Então prometeu diz: - Tudo bem, faça os animais e eu fico com os homens.
Epimeteu pegou uma bacia com os atributos para fazer os animais. E ficou feliz com o que ele fez, porque distribuiu as qualidades de forma equilibrada. Então todos os animais tinham atributos que lhes permitiam enfrentar as intempéries. O coelho corre o leopardo nem precisa dizer. A tartaruga tem uma carapaça, outros têm casaco de pele interessante, outros tem veneno, outros parecem com a vegetação.E ficou eufórico com o que fez, voltou para casa super contente pois alguns eram lindos. E foi contar para Prometeu seu irmão mais esperto o que tinha feito. Foi quando Prometeu percebeu que seu irmão Epimeteu tinha feito mais uma das suas. Ediz: - Epimeteu você é realmente um Epimeteu!
E Epimeteu pergunta: - o que foi agora o que eu fiz de errado dessa vez?!
Prometeu disse: - você distribuiu todos os atributos entre os animais e agora o que sobra para eu fazer o homem?!
Epimeteu disse: - nooossa cara foi mal!!!
Então você que se sente orgulhoso por ter entrado na USP perceba que é além de ser resultado da brincadeira e diversão de Deuses ainda é subproduto da cagada de um Deus de quinta categoria.
Porque Prometeu teve que fazer você, eu, a Dilma o Temer sem porcaria nenhuma!
Essa ideia você nunca mais vai esquecer, fomos feito sem nada!
...