Regiões de Origem das Massas de Ar ao Redor do Mundo
Por: Agostinho Moises Camisa • 4/4/2017 • Trabalho acadêmico • 3.979 Palavras (16 Páginas) • 498 Visualizações
Índice:
Pag.:
1. Introdução: 2
2. Objectivos 2
2.1. Gerais: 2
2.2. Específicos: 2
3. Metodologia: 2
4. Problemática: 3
5. Hipóteses: 3
6. Massas de Ar: 4
6.1. Classificação das massas de ar: 5
6.2. Regiões de origem das massas de ar ao redor do mundo. 5
6.3. Características das Massas de ar: 6
7. Movimento e frentes: 7
8. Propriedades massas de ar: 8
9. Vapor da água: 8
9.1. Medição do vapor: 10
10. Humidade do ar: 10
10.1. Humidade absoluta: 11
10.2. Humidade Relativa: 12
11. Variação do volume da humidade do ar na atmosfera: 13
12. Importância da Humidade do ar: 13
13. Conclusão: 14
14. Bibliografia: 15
Introdução:
O presente trabalho enquadra – se na cadeira de meteorologia, temos como abordagem principais massas de ar. Onde abordaremos sobre a sua humidade relativa e absoluta vermos também a importância do mesmo.
Massa de ar, em meteorologia, é um volume de ar definido pela sua temperatura e teor de vapor de água. Cobre centenas ou milhares de quilómetros quadrados e possui as mesmas características da superfície que está abaixo dela.
As massas de ar são classificadas de acordo com a latitude e as suas regiões de origem continental ou marítima. As de ar frio são as chamadas massas polares Árcticas e as de ar quentes são denominadas massas de ar tropical. Massas de ar continentais são secas, enquanto que as marítimas são de monção húmida.
Objectivos
Gerais:
- Analisar os processos de formação das massas de ar
Específicos:
- Identificar as principais características das massas de ar
- Estabelecer a importância da humidade do ar
- Identificar as regiões de origem das massas de ar
Metodologia:
Para realização do presente trabalho foi necessária a revisão bibliográfica e a pesquisa digital.
A revisão bibliográfica consistiu na leitura de manuais, bibliografias, obras com abordagem relevante ao tema.
A pesquisa digital visou na leitura de manuais via internet.
Problemática:
A decorrência dos fenómenos naturais desde os tempos remotos não era influenciada pelas actividades antropicas, mais com a revolução industrial, isto é, com o aparecimento das industrias, a modernização do modo de vivencia dos seres humanos, tem se verificado vários fenómenos como o aquecimento global provocado pela emissão excessiva de poluentes pelo homem tanto como o abate das arvores, tem provocado o aumento do efeito estufa e da camada de ozono, como consequência a penetração dos raios ultra violeta e não haverá a reflexão dos mesmo fazendo com que os oceanos evapotranspirem em níveis muitos elevados assim aumentando a humidade do ar.
Nesta vertente a questão de partida do presente trabalho é: qual é o impacto do aumento da humidade do ar para o meio ambiente?
Hipóteses:
A 1ª Hipótese baseia – se na alteração do clima das regiões
A 2ª hipótese baseia – se no aumento do aquecimento global (calor húmido).
Massas de Ar:
Uma massa de ar pode ser descrita como uma porção individualizada da atmosfera quanto às suas características ou qualidades. Abrangem uma grande extensão horizontal, apresentando espessura bem desenvolvida, homogeneidade horizontal de suas propriedades físicas, principalmente temperatura e humidade e, pequena ou mesmo nenhuma variação dessas propriedades no sentido vertical. Segundo Hare (1963) apud Ayoade (2003), “uma massa de ar pode ser definida, como um grande corpo de ar horizontal e homogéneo, deslocando-se como uma entidade reconhecível e tendo tanto origem tropical quanto polar”.
Quanto mais tempo a massa de ar permanecer sobre esta área, antes de se deslocar, mais afectada ela será pelas características térmicas e/ou hídricas da mesma. Esta região é denominada “Região de Origem”, “Área Fonte” ou “Região Nascente”. As principais, mas não as únicas, regiões de origem de massas de ar (“grandes berçários”) são os grandes centros de alta pressão, como as regiões polares e subtropicais.
As massas de ar estão constantemente deslocando-se sobre o globo terrestre, pois a Atmosfera está sempre em movimento (Circulação Geral). As massas de ar são muito importantes no estudo e na caracterização do tempo e do clima, pois durante seus deslocamentos influenciam directamente as áreas nas quais predominam. Porém, à medida que uma massa de ar se afasta de sua região de origem, tem modificado suas propriedades iniciais, principalmente temperatura e humidade, sendo assim modificada durante seu percurso ou deslocamento pelas condições presentes nos locais que atravessa.
Dessa forma, se a massa de ar se desloca sobre uma superfície hídrica, sua humidade aumenta. Se, se desloca sobre o continente, absorve menos humidade ou mesmo a perde.
O mesmo acontece quanto às suas propriedades térmicas: ao deslocar-se sobre uma superfície mais fria que ela própria, a massa de ar perde calor nos seus níveis mais baixos (resfriamento basal). Ao contrário, se ela se desloca sobre uma superfície mais quente que ela, tende a modificar suas propriedades na base, pelo aquecimento (aquecimento basal).
...