Pensamento sobre movimento LGBT
Por: brunocs7 • 18/10/2015 • Trabalho acadêmico • 632 Palavras (3 Páginas) • 484 Visualizações
[pic 1]
UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
Centro de Ciências Humanas e Sociais – CCH
Escola de História – EH – Licenciatura em História
EAD UNIRIO/CEDERJ
AD2 – SEGUNDA AVALIAÇÃO À DISTÂNCIA – 2015.2
DISCIPLINA: HISTÓRIA E FILOSOFIA
Coordenação: Valéria Wilke
Professora Tutora: Beatriz Líbano Bastos
Nome: | Bruno Cesar dos Santos |
Matrícula: | 15216090170 |
Polo: | Duque de Caxias |
Agosto
2015
1. Defina “intuição”.
Resposta: Intuição é o conhecimento imediato, direto, claro e atingido sem intermediário, que independe do raciocínio ou análise. Um produto da capacidade de discernimento do homem, uma resposta diante de um estímulo ou processo. Pode ser também entendido como: ato de perceber ou pressentimento sobre um suposto acontecimento futuro. Tal análise leva o indivíduo a acreditar com veemência que algo ou alguma coisa pode vir acontecer. Possui uma característica individual, pois cada indivíduo enxerga o mundo a sua volta de uma maneira, ou seja, possui sua intuição.
2. Identifique e descreva os vários tipos de intuição;
Resposta: Intuição sensível, Intuição inventiva e Intuição intelectual.
A Intuição sensível: é o conhecimento atingido pelos órgãos dos sentidos. Essa intuição é captada pelos sentidos como tato, olfato, visão, audição e paladar.
Intuição inventiva: Faculdade de inventar. É o produto da racionalidade humana, relacionada através de novas hipóteses. Fazemos uso dessa intuição na vida diária, quando nos deparamos situações que nos exigem soluções criativas.
Intuição intelectual: é o conhecimento direto e imediato dos princípios da razão (identidade,
contradição, terceiro excluído, razão suficiente), das relações necessárias entre os seres ou entre as ideias, da verdade de uma ideia ou de um ser. Quando afirmo: “O todo é maior do que as partes”, sei, sem necessidade de provas e demonstrações, que isto é verdade, porque intuo uma forma necessária de relação entre as coisas.
3. Defina “abstração”.
Resposta: Abstração é a ação ou efeito de apartar, isolar mentalmente um elemento ou uma propriedade de um todo, para considerar individualmente. A abstração usa a estratégia de simplificação. Ao abstrairmos um objeto como uma mesa, isolamos suas características por exemplo redonda ou retangular. E a partir da abstração se consegue chegar a representação intelectual do objeto, imaterial e geral. Nesse exemplo, mesa é um móvel sobre o qual se come, escreve ou trabalha.
4. Explique o que é “indução” e “dedução”, apresentando dois exemplos diferentes dos citados no texto e nas aulas impressas.
Resposta:
5. Explique com suas próprias palavras a distinção entre “ato de conhecer” e “produto do conhecimento”
Resposta: O ato de conhecer é o desejo natural do homem. O desejo do contato com o desconhecido e ir além. É o que impulsiona o homem, uma atividade racional discursiva, realizando esforços sucessivos de aproximação para chegar ao conceito ou à definição do objeto. O homem consegue isso, atingindo o objetivo da percepção. É o processo de relacionamento da razão do homem com o objeto a ser conhecido. O produto do conhecimento é o resultado do processo descrito acima: ato de conhecer. É a acumulação de conhecimentos anteriores.
...