Periodos E Campos De Investigaçao Da Filosofia Grega
Monografias: Periodos E Campos De Investigaçao Da Filosofia Grega. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: camila1812 • 3/9/2014 • 964 Palavras (4 Páginas) • 6.188 Visualizações
Quais os principais periodos da filosofia grega?
Quais os principais traços da cosmologia pre-socratica?Escolha um deles e o explique.
Que é kinesis ou devir?Por que essa ideia e central no pensamento pre-socratico?
Que ensinavam os sofistas?
Que propunha socrates contra os sofistas?
O que socrates pretendia ao buscar a essencia e o conceito das coisas?
Por que atenas condenou socrates a morte?
Por que as principais caracteristicas da filosofia socratica indicam que a maior preocupaçao filosofica nesse periodo e com o homem?
Que quer dizer metafisica?
Partindo de aristoteles, quais sao os tres grandes campos da investigaçao filosofica?
Que quer dizer ontologia?
Quais os principais traços da cosmologia pré-socrática? Escolha um deles e explique. R – É uma explicação racional e sistemática sobre a origem, ordem e transformação da natureza; busca o principio natural, eterno, imperecível e imortal, gerador de todos os seres.
Que é kínesis ou o devir? Por que essa idéia é central no pensamento pré-socrático?
R – As coisas naturais, isto é, todos os seres existentes, se movem ou são movidos por outros seres e o mundo está em movimento ou transformação permanente. O movimento dessas coisas e do mundo chama-se devir e o devir segue leis rigorosas que o pensamento conhece. Essas leis são as que mostram que toda a mudança é a passagem de um estado ao seu contrário: dia-noite, claro-escuro, quente-frio, seco-úmido, novo-velho, pequeno-grande, bom-mau, cheio-vazio, um - muito, vivo-morto, etc., e também o sentido inverso, noite-dia, escuro-claro, frio-quente, muitos-um, etc. O devir é, portanto, a passagem contínua de uma coisa ao seu estado contrário e essa passagem não é caótica, mas obedece a leis determinadas pena physis ou pelo principio fundamental do mundo.
Qual a mudança na educação dos jovens gregos na passagem da aristocracia para a democracia?
R – Quando a economia agrária foi sendo suplantada pelo artesanato e pelo comércio, surgiu nas cidades (particularmente Atenas) uma classe social urbana rica que desejava exercer o poder político, até então privilégio da classe aristocrática. É para responder aos anseios dessa nova classe social que a democracia é instituída. Com ela, o poder vai sendo retirado dos aristocratas e passando para os cidadãos. Dessa maneira, o antigo ideal educativo ou pedagógico também foi substituído por outro. O ideal da educação da Grécia clássica já não é mais a formação do jovem guerreiro belo e com, e sim a formação do bom cidadão.
Quais as consequências para a filosofia da mudança na educação dos jovens gregos?
R – Para dá as os jovens essa educação, substituindo a educação antiga dos poetas, surgiram na Grécia, os sofistas, que são os primeiros filósofos do período socrático.
Que ensinavam os sofistas?
R – Técnicas de persuasão para os jovens, que aprendiam a defender a posição ou a opinião A, depois a posição ou opinião contrária, não A, de modo, que numa assembléia, soubessem ter fortes argumentos a favor ou contra uma opinião e ganhasse a discussão.
Que propunha Sócrates contra os sofistas?
R – Propunha que, antes de querer conhecer a natureza e antes de querer persuadir os outros, cada um deveria, primeiro e antes de tudo, conhecer-se a si mesmo.
O que Sócrates pretendia ao buscar a essência e o conceito?
R – Aquilo que uma coisa, uma idéia, um valor é realmente em si mesmo chama-se essência.
...