Pesquisa
Seminário: Pesquisa. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: darckjane • 16/10/2013 • Seminário • 283 Palavras (2 Páginas) • 246 Visualizações
rabalhar o lúdico com os alunos torna a aula mais descontraída e menos obrigatória. O jogo, os brinquedos e as brincadeiras são instrumentos que oferecem ao professor diferentes possibilidades educacionais. Por isso, a brincadeira não deve ser entendida como um passatempo, mas considerado como parte da vida do ser humano, fazendo desenvolver a linguagem e a imaginação do individuo.Outro aspecto importante a ser lembrado no desenvolvimento de uma aula é respeitar o tempo de cada um, o estágio em que se encontra. Para isso têm-se os estudos de Piaget sobre o desenvolvimento mental da criança. Ele é assim definido:
Período sensório-motor: a criança está centrada nela mesma, capaz de agir diretamente sobre a realidade.
· Período pré-operatório: aparecimento da linguagem e apresentação simbólica da realidade.
· Período operatório: coordena as ações mentais.
· Período das operações concretas: aparecimento das operações concretas.
· Período das operações abstratas ou formais: surgem as operações intelectuais.
O trabalho de Piaget complementa o fazer pedagógico, pois possibilita ao educador compreender as necessidades da criança pelo seu estágio de desenvolvimento.
A interação professor aluno, tanto abordado nos estudos de Vygotsky, também é um aspecto de grande relevância ao trabalho do professor, já que para esse teórico o ser humano se constitui na relação social com o outro. Assim o professor tem o papel de mediador no ensino-aprendizagem.
Contudo, considerar os estudos desses e de outros teóricos que refletiram tanto na educação, faz com que o professor não se perca em sua prática pedagógica, mas que desenvolva um trabalho comprometedor com o desenvolvimento integral da criança.
...