Peter Singer
Casos: Peter Singer. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: taynarasm • 15/3/2014 • 609 Palavras (3 Páginas) • 520 Visualizações
Peter Singer
Peter Albert David Singer (Melbourne, 6 de julho de 1946) é um filosofo e professor australiano da Universidade de Princeton, nos EUA. Atua na área de ética prática, tratando de questões de Ética de uma perspectiva utilitária. Singer foi professor de filosofia na Universidade de Monash em Melbourne, onde fundou o Centro para Bioética Humana.
Em 1996 Singer candidatou-se ao Senado pelo Partido Verde Australiano, mas não conseguiu ser eleito. Em 1999 foi nomeado Professor Ira W. DeCamp de Bioética do Centro de Valores Humanos de Princeton e se mudou para os Estados Unidos.
Suas principais obras
Libertação Animal (publicado originalmente em 1975) foi um livro de uma grande importância que influenciou no movimento de Libertação Animal. Singer é considerado um grande defensor dos animais, onde apoia profundamente a libertação animal que foi um dos muitos motivos que o fez adotar o veganismo ( filosofia de vida motivada por convicções éticas com base nos direitos dos animais, que procura evitar exploração ou abuso dos mesmos, através do boicote a atividades e produtos considerados especistas).
Nesta obra ele argumenta contra o "especismo": a discriminação contra certos seres baseada apenas no facto de estes pertencerem a uma dada espécie. Ele respauta que todos os seres que são capazes de sofrer devem ter seus interesses considerados de forma igualitária e nota que o uso de animais para alimentação é injustificável, já que cria sofrimento desnecessário. Assim ele aboli todas as formas de alimentação que envolve a carne anima e considera que o vegetarianismo é a única dieta aceitável para todos. Singer condena também a vivissecção (ato de dissecar um animal vivo com o propósito de realizar estudos de natureza anatomo-fisiológica), apesar de acreditar que algumas experiências com animais poderão ser realizadas se houver benefício como, por exemplo, avanço em tratamentos médicos for maior que o mal causado aos animais em causa.
Ética prática
O trabalho vasto desse filosofo foi Practical Ethics em 1979, com direito a uma segunda edição em 1993, faz a analisa detalhada por qual motivo e como se sucedeu os interesses de como os seres devem ser avaliados. Singer afirma que os interesses de um ser deve sempre ser examinado conforme as propriedades concretas desse ser e não de acordo com o fato de ele pertencer a um grupo abstrato.
Singer e sua opinião sobre aborto
Singer sustenta em sua opinião própria o direito à integridade física que está fundamentalmente ligado à qualidade de vida.
Singer considera que bebês em gestação e pessoas em estado vegetativo não têm uma qualidade de vida mensurável e afirma que o aborto e a eutanásia podem ser justificados em diversas circunstâncias.
Pobreza universal
Em “Famine, Affluence and Morality” um dos mais conhecidos ensaios filosóficos de Singer, o autor afirma que é injustiça de algumas pessoas viverem em abundância enquanto outras estão morrem de fome e é moralmente indefensável. Então com isso
...