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Pg 361

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Por:   •  19/10/2013  •  1.407 Palavras (6 Páginas)  •  4.532 Visualizações

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1-O que se quer dizer quando se afirma que “ a ideologia não nasce do nada nem repousa no vazio, mas exprime, de maneira invertida, dissimulada e imaginaria, a práxis social e histórica concetras”?

Quer dizer que há na prática democrática e nas ideias democráticas, uma profundidade e uma verdade muito maiores e superiores ao que a ideologia democrática percebe e deixa perceber.

2-Que significa afirmar que as ideias de igualdade e liberdade como direitos civis dos cidadãos vão muito alem de sua regulamentação jurídica formal?

Significa que os cidadãos são sujeito de direitos e que, onde tais direitos não existem nem estejam garantidos, tem o direito de lutar por eles e exigi-los. É esse o cerne da democracia.

3-Explique em que medida um direito difere de uma necessidade ou carência ou de um interesse.

Uma necessidade ou carência é algo particular e especifico. Alguém pode ter necessidade de água, outro de comida. Há tantas necessidades quanto indivíduos, tantas carências quanto grupos sociais. Um direito, ao contrário de necessidade, carência e interesses, não é particular e específico, mas geral e universal, válido para todos os indivíduos, grupos e classes sociais.

4-Com base na resposta da questão anterior, em que momento podemos dizer que uma sociedade – e não um simples regime de governo – é democrática?

Dizemos que uma sociedade (e não um simples regime de governo) é democrática quando, além de eleições, partidos políticos, divisão dos três poderes da república, respeito à vontade da maioria e das minorias, institui algo mais profundo, que é condição do próprio regime político, ou seja, quando institui direitos.

5-a democracia grega era direta; a moderna é representativa. O que isso significa?

Em Atenas aquele que eram considerados cidadãos participavam diretamente das assembleias e decidiam os rumos políticos da cidade. Havia, portanto, em Atenas, uma democracia direta. Em nossa época, a democracia direta praticamente não existe mais. Os Estados foram ficando, com o tempo, muito complexos, com extensos territórios e populações numerosas. Tornou-se inviável a proposta dos próprios cidadãos exercerem diretamente o poder. Assim, a democracia deixou de ser o governo direto do povo. O que encontramos, atualmente, é a democracia representativa, em que os cidadãos elegem seus representantes políticos para o governo do Estado, que deveriam exercer o poder pelo povo e para o povo.

6-Que se entende por direitos sociais?

Direitos sociais são aqueles que têm por objetivo garantir aos indivíduos condições materiais tidas como imprescindíveis para o pleno gozo dos seus direitos, por isso tendem a exigir do Estado intervenções na ordem social segundo critérios de justiça distributiva. Os direitos sociais do homem consistem em: o direito à vida (direitos da mãe, direitos da infância, direito das famílias numerosas); direito à igualdade do homem e da mulher; direito a uma educação digna do homem; direito de imigração e de emigração; direito de livre escolha para aderir às diversas associações econômicas, políticas e culturais, boas condições de trabalho, transporte e lazer.

7-Que é privatização? E desregulação? Em que medida afetam o modo de produção capitalista?

O abandono das políticas sociais chama-se privatização, e o do planejamento econômico, desregulação. Ambas significam: o capital é racional e pode, por si mesmo, resolver os problemas econômicos e sociais. Além disso, o desenvolvimento espantoso das novas tecnologias eletrônicas trouxe a velocidade da comunicação e da informação e a automação da produção e distribuição dos produtos.

8-Quais os efeitos do rápido desenvolvimento das recente tecnologias eletrônicas da informação no mundo contemporâneo?

Essa mudança nas forças produtivas vem causando o desemprego em massa nos países de capitalismo avançado, movimentos racistas contra imigrante e migrante, exclusão social, política e cultural de grandes massas da população.

9- Com o neoliberalismo, houve um encolhimento da esfera pública e um alargamento da esfera privada. O que isso representa na prática?

Hoje, com a presença da tecnologia de ponta como força produtiva, o capital poder acumular-se e reproduzir-se excluindo cada vez mais as pessoas do mercado de trabalho e de consumo. Não precisa mais de grandes massas trabalhadoras e consumidoras, pode ampliar-se graças ao desemprego em massa e não precisa preocupar-se em garantir direitos econômicos e sociais aos trabalhadores porque não necessita de seus trabalhos e serviços. Por isso o Estado do Bem-Estar Social tende a ser suprido pelo Estado neoliberal, defensor da privatização das políticas sociais.

10-Explique a separação entre dirigentes e executantes na organização industrial do trabalho que se observa na atual divisão social?

No capitalismo da segunda metade do século XX, a organização industrial do trabalho foi feita a partir e uma divisão social nova: a separação entre dirigentes e executantes. Os primeiros são os que recebem a educação cientifica e tecnológica, são considerados portadores de saberes que os tornam competentes e por isso com poder de mando. Os executantes são aqueles que não possuem conhecimentos tecnológicos e científicos, mas sabem apenas executar tarefas, sem conhecer as razões e as finalidades de sua ação. São, por isso, considerados incompetentes e destinados a obedecer.

11-Que é ideologia da competência técnico-científica? Como ela interfere na política? Que contradições traz consigo?

É a ideia de que quem possui conhecimentos está naturalmente dotado de poder de mando e direção. Essa ideologia, fortalecida pelos meios de comunicação de massa que a estimula diariamente,

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