Politicas Sociais Brasileiras 1960-1980
Artigo: Politicas Sociais Brasileiras 1960-1980. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: joaopaulojohn • 10/3/2015 • 210 Palavras (1 Páginas) • 426 Visualizações
2 O Movimento de Reconceituação do Serviço Social apresentava a proposta de romper com a tendência funcionalista de reforço ao conservadorismo, em busca de um referencial que desse uma nova fundamentação teórico-metodológica à profissão, rompendo então com o modelo norteamericano até então hegemônico.
3 Consultar NETTO, José Paulo. Ditadura e serviço social: uma análise do serviço social no Brasil pós-64. S. Paulo: Cortez, 1991.
bases para o novo projeto profissional que denominamos de projeto ético-político do Serviço Social, que teve como principal e primeira condição para sua construção à recusa e a crítica ao conservadorismo. O Brasil na década de 1980 passou por grandes e profundas transformações tanto no âmbito econômico – mudanças caracterizadas principalmente pela recessão econômica vívida no momento, ampliando a dívida externa – quanto no âmbito político – transição de regime político, antes ditadura e caminhando para um modelo democrático e liberal. Essas transformações ocorreram simultaneamente e o período foi evidenciado pelo contraste entre as demandas sociais que cresciam devido à crise vívida e as restrições financeiras do Estado para atender essa crescente demanda. Porém, ressaltamos, mesmo frente às crises vividas nesta fase, à década de 1980 terminou com o saldo positivo no que diz respeito a direitos garantidos, com a promulgação da Nova Constituição Federal em 1988.
...