Política de regulamentação
Tese: Política de regulamentação. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: estherlps • 13/7/2014 • Tese • 306 Palavras (2 Páginas) • 321 Visualizações
Exercícios sobre “ A política normativa”
1) Os sofistas, mestres da retórica, ensinam a arte da persuasão. Quais são as vantagens desse instrumento na democracia e quais os seus riscos?
Para quea democracia seja de fato efetuada é preciso que maior parte da população tenha a mesma decisão ou apoie a mesma causa sendo que, parte dessas pessoas decidem por si só, mas para convencer a maioriadelas é preciso usar a persuasão.
Os riscos desse metodo é que os argumentos usados para convencer podem não ser real.
2) Interprete a alegoria da caverna do ponto de vista político.
Aalegoria da caverna está relacionado ao fato de os políticos deixarem transparecer apenas o que lhe convém, mostrando a população apenas as “sombras” o que eles querem que o povo acredite, sendo muitoimprovavel que o povo chegue a ver a “luz” ou seja a verdade real.
3) Faça um quadro comparativo entre Platão e Aristóteles, indicando as diferenças e as semelhanças entre as suas concepções depolítica.
Diferenças: Aristóteles recusava o autoritarismo da utopia platônica por considera-la impraticavel e inumana. Recusa a sofocracia que atribue poder ilimitado a uma parte apenas do corpo social,os mais sábios. Alegando que a exclusão hierarquiza demais a sociedade. Enquanto que Platão acreditava nela.
Semelhanças: Ambos se envolveram nas questões políticas de seu tempo e criticavam os mausgovernos aspirando uma cidade justa e feliz.
4) Na Idade Média, o que muda e o que representa uma continuidade em relação à política grega?
A difusão do cristianismo, que passou a representar oideal de Estado universal. Por ser da natureza humana o pecado e o descontrole das paixões, caberia ao Estado o papel de intimidação para todos agirem retamente.
5) O que é o agostinismopolítico?
É a teoria que define o confronto entre o poder do Estado e o da igreja pela superioridade do poder espiritual sobre o temporal.
6) No tempo de Péricles, a democracia ateniense supunha a
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