Ponto de partida da filosofia em diferentes épocas
Por: Leticia Filippi • 3/4/2018 • Resenha • 407 Palavras (2 Páginas) • 1.608 Visualizações
.Filosofia antiga: Natureza
.Patristica e escolástica: Deus
.Renascimento: Homem
.Filosofia moderna: Capacidade da razão humana para conhecer.
FILOSOFIA MODERNA
Nesse período conhecido como o grande racionalismo clássico foi preciso enfrentar o pessimismo teórico que reinava desde o fim do século 16 dominava o ceticismo a atitude filosófica que duvida da capacidade da Razão Humana para conhecer a realidade exterior e o ser humano
Com as guerras de religião decorrentes da reforma protestante os encontros dos europeus povos que desconheciam e as disputas filosóficas e teológicas o sábio já não podia admitir que a razão humana é capaz de conhecimento verdadeiro em que a verdade é universal e necessária Isto é a mesma em todo tempo e Lugar Ao contrário diante da multiplicidade de opiniões em luta o sábio tornou-se cético para restaurar o ideal filosófico da possibilidade do conhecimento racional verdadeiro e Universal a filosofia moderna propõe três mudanças teóricas principais o surgimento do sujeito do conhecimento em vez de começar pelas coisas a serem conhecidas sobre as quais só querem dúvidas e desconfiança a filosofia deve começar pela reflexão Ou seja aquele que conhece o sujeito do conhecimento volta-se para si mesmo para saber se é capaz de conhecimento verdadeiro e se eu for sob quais condições ele é capaz disso Somente depois de conhecer se a si mesmo como capaz de conhecimento verdadeiro é que o sujeito se volta para as coisas a conhecer os objetos do conhecimento.
O ponto de partida é Portanto o sujeito do conhecimento como consciência de si reflexiva o sujeito do conhecimento e o intelecto ou a inteligência que juntamente com a vontade existe no interior de uma substância espiritual a alma a alma é uma substância completamente diferente de uma outra substância corpórea que constitui a natureza do nosso corpo e dos corpos e exteriores por isso para vencer o ceticismo filosofia precisa responder às perguntas como a razão o entendimento pode conhecer os corpos das coisas que são diferentes dele como o espírito pode conhecer a matéria como sujeito ao pode conhecer os objetos corporais o seu próprio corpo e os demais corpos da natureza a resposta a essas perguntas constituiu a segunda grande mudança teórica que diz respeito ao objeto do conhecimento para os modernos as coisas exteriores a natureza As instituições sociais e políticas são conhecidas quando o sujeito do reconhecimento representa intelectualmente e isso ocorre quando o sujeito às apreende como ideias que dependem apenas as operações cognitivas que ele realize
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