TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Porque Devemos Adotar

Artigos Científicos: Porque Devemos Adotar. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/4/2014  •  478 Palavras (2 Páginas)  •  714 Visualizações

Página 1 de 2

Em todos os cantos se fala que o cãozinho vira-lata são os mais dóceis, mais amigáveis e até mesmo, mais saudáveis. Ainda dizem ser os melhores amigo do homem. Mas teria mesmo, o cão vira-lata, todas essas características em vantagem sobre o cão puro-sangue?

Pois bem, ninguém sabe responder ao certo. Há aqueles que idolatram os vira-lata e outros, os puro-sangue, mas nem tudo se resume em características em vantagem sobre o outro. Muito do que o animal vai se tornar, em questões de comportamento, é resultado da boa ou má criação que o dono dá ao animal, resumindo, a educação!

O que é um cachorro vira-lata?

O vira-lata vem do termo SRD ou seja, sem raça definida, essa é a definição de vira-lata. Um animal que não é possível identificar traços que definem uma raça.

O cão SRD tem as mesmas necessidades que qualquer outro cão, ele precisa ser vacinado, precisa receber amor, ser devidamente domesticado. O vira-lata não é mais inteligentes que outros cães e não são imunes a doenças.

A grande diferença é que os cães vira-lata são mais resistentes e tem maior adaptabilidade. Inclusive eles não sofrem das doenças hereditárias, que todas as raças puras tem.

Todas as raças existentes hoje em dia são resultados de cruzamento entre raças, e esses cruzamentos deixam rastros genéticos, que são as doenças hereditárias, sendo assim, quando você isola uma raça (por exemplo, o pastor alemão) com 100% das características da raça, esse animal puro tem 80% de chance de desenvolver uma doença genética, como no exemplo citado, a displasia coxofemural (atinge animais de porte médio/grande, doença muito comum em pastor alemão).

Apenas pelo fato dos vira-lata estarem menos susceptíveis a doenças genéticas, o torna muito vantajoso para o seu bolso e a saúde do animal, pois essas doenças geralmente são graves.

Existe outro ponto de vista que é um pouco menos difundido, os cães SRD não são imunes a carrapatos, pulgas e etc, porém, eles são mais resistentes a esses parasitas, ou seja, se comparar o SRD com o puro, o SRD tem menos chance de contrair uma doença, como por exemplo a doença do carrapato. E isso é fato e não especulações.

Mas, por que eu devo adotar um cão vira-lata e não um puro-sangue?

O que eu realmente quis dizer, é que um cão vira-lata pode ter muitas característica de tal raça, mas ele não deve ser puro. Eu posso cruzar a mãe pastor alemão puro com um pai que é misturado pastor alemão com labrador, por exemplo, e ter filhotes vira-lata porém, com quase 100% ou se não 100% das características da raça, mas a grande diferença é que ele não é puro, resultando em menos sofrimento para o animal.

Apenas destaquei o ponto de vista do bem-estar animal, mas tem também o bolso, o vira-lata você ganha e o puro você compra, são valores que vão de 500 à 3 mil reais ou mais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com