TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Potencial De ação E Contração Muscular

Dissertações: Potencial De ação E Contração Muscular. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/9/2014  •  2.208 Palavras (9 Páginas)  •  702 Visualizações

Página 1 de 9

Potencial de ação

Potencial de ação é mecanismo usado para sinalização por longas distâncias, tanto no sistema nervoso quanto no músculo. Descarga elétrica que percorre a membrana celular. Potenciais de ação são fundamentais a vida animal, transportam rapidamente informações entre e dentro dos tecidos. Podem ser gerados por vários tipos de células, principalmente pelo sistema nervoso, comunicando entre neurônios e transmitindo informações para outro tecido do organismo, como os músculos ou glândulas.

Uma força elétrica, ou diferença de potencial, sempre entre o interior e o exterior de uma célula (potencial de repouso). Isso ocorre por uma distribuição de íons. A voltagem de uma célula inativa permanece com valor negativo, levando em consideração do interior da célula com o seu exterior, variando muito pouco.

No potencial de ação acontece uma alteração muito rápida na polaridade da voltagem, de negativo para positivo e voltando para negativo. Esse ciclo completo, dura milissegundos. Cada potencial de ação possui uma fase ascendente e descendente e uma curva de voltagem inferior a do potencial de repouso da membrana.

O potencial de ação não permanece em um local da célula, ele percorre a membrana. Pode percorrer longas distâncias no axônio, por exemplo: para transmitir sinais da medula espinhal para os músculos dos pés. Quando em animais, como as girafas e baleias, a distância percorrida pode ser em vários nervos.

Neurônios transmitem informações sequencias de potenciais de ação, chamadas de trens de pulsos. A frequência de tempo dos disparos de potencial de ação gerados, os neurônios podem modular a informação que eles transmitem.

Potencial de membrana

Ocorre quando não se tem sinais nervosos transmitidos. Tendo um valor de cerca de -90mV então no meio intercelular é negativo em sua região adjacente a membrana. No meio intracelular tem-se uma maior concentração de potássio K+, em relação ao de sódio Na+ que

possui uma maior concentração em meio extracelular.

Podemos dizer que os seres vivos são máquinas que funcionam a base de eletricidade. Como a célula é a menor expressão de um ser vivo, logo é fácil observar diferenças de potencial elétricos entre os lados da membrana celular. Todas a células do nosso organismo possuem um potencial de membrana ou repouso, ou seja possuem uma diferença de potencial elétrico (DDP) na interfase da membrana, sendo que o interior é sempre negativo e o exterior positivo. As células excitáveis musculares nervosas e glandulares, são capazes de auto gerar impulsos eletroquímicos em suas membranas e, na maioria dos casos utilizar esses impulsos para transmissão sinais longo.

A origem desses potenciais é uma distribuição assimétrica de íons, especialmente de Na+ K+ Cl e HPO4. Os fluidos dentro e fora da célula são sempre maturais, isto é, a concentração de ânions (íons negativos) em qualquer local é sempre igual ao de cátions (íons positivos) não podendo haver acúmulo local de cargas elétricas nesse fluido.

Podemos imaginar a membrana como um capacitor no qual as duas soluções condutoras estão separadas por uma delgada camada isolante. As cargas elétricas em excesso, que provocam a formação de um potencial elétrico se localizam em torno da membrana celular, a superfície interna da membrana coberta pelo excesso de ânions (-), enquanto que, na superfície externa, há o mesmo potencial cátions (+) falta de elétrons. O potencial de membrana existe de sob duas formas principais: o potencial de repouso e o potencial de ação.

Potencial de repouso: Esse potencial tem sua origem em um mecanismo simples de alternância entre o transporte ativo e o transporte passivo de pequenos íons.

Graças ao bombeamento, os íons K+ ficam mais concentrados do lado interno e os íons Na+, do lado externo da célula. Como a membrana é mais permeável ao potássio do que ao sódio, a quantidade de íons K+ que sai por permeabilidade é maior do que a de íons Na+ que entram pelo bombeamento. Como resultado, a célula perde cargas positivas e as negativas ficam em excesso, deixando o interior da membrana negativo em relação ao lado externo (há 30 vezes mais potássio dentro da célula do que fora desta). O valor do potencial de repouso é de –70mV. O potencial de repouso deixa o neurônio preparado para receber um estímulo e, consequentemente, transmitir o impulso nervoso. A bomba de sódio potássio mantém a membrana polarizada (no potencial de repouso). No caso do potencial de ação, o que ocorre é que um estímulo provoca mudança de permeabilidade na membrana, abrindo uma porta de passagem para o sódio que penetra na célula abruptamente, despolarizando a membrana. Após 1,5 milésimo de segundo, as portas de passagem de potássio se abrem, permitindo sua saída. Com isso, a membrana é repolarizada, voltando à condição de repouso.

-Todas as células do corpo humano possuem, através membrana, um potencial elétrico. Este potencial é causado por nas contrações iônicas dos líquidos: intracelular e extracelular.

-Os potenciais de membrana desempenham o papel fundamental na transmissão de impulsos neurais.

-A membrana de um axônio possui a mesma bomba de sódio-potássio que é encontrada em todas as outras membranas das células do orgamismo.

Bomba de sódio e potássio

Esss mecamismo funciona com a maior concenrtação de sódio é maior fora da célula, meio extracelular, enquanto a de potássio é maior dentro da célula, meio intracelular, e a manutenção dessas concentrações é realizada pelas proteínas que capturam os íons sódio (N+) no citoplasm e bombeia-os para fora das células. Fora das células, as proteínas capturam os ínos potássio (k+) e os bombeiam para para dentro da célula.

A bomba de sódio e potássio é a responsável pelo transporte ativo e contínuo de íons sódio e potássio e está diretamente ligada aos processos de contração muscular e condução dos impulsos nervosos, além de facilitar a penetração de aminoácidos e açúcares. A manutenção da concentração de potássio no meio intracelular é importante para a síntese de proteína e respiração e o bombeamento de sódio para fora da célula permite a manutenção do equilíbrio osmótico. Além disso, através deste transporte, ocorre a estabilidade do volume celular e a concentração de água no meio intracelular.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.9 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com