Produção textual sobre a Natureza da Ciência
Por: juliocfa • 10/8/2017 • Trabalho acadêmico • 781 Palavras (4 Páginas) • 508 Visualizações
No século XXI muitas coisas foram se adequando e tornando-se essenciais na vida da sociedade atual, por exemplo já imaginou como viveríamos sem o uso do carro? E como talvez seria a vida sem pode fazer uma ligação ou interagir com pessoas espalhadas por diversos cantos do planeta através dos smartphones ou notebooks? Pois é, no mundo de hoje é impossível imaginar uma situação como essa. Diante de todos esses questionamentos relacionamos os enormes avanços em diversos setores a qual definimos como tecnologia, fato que cada vez mais está presente em nosso cotidiano, graças a figura de pessoas que dedicam a vida para pesquisas e projetos viabilizando e facilitando a vida da sociedade de modo geral, mas será que por trás daquele figura que geralmente definimos por usar jaleco branco, ser tímido e altamente inteligente, na qual chamamos de cientista, não existe outros interesses tais como políticos, econômicos ou sócias?
Nesse contexto é de extrema importância salientar como todo esse avanço tecnológico tem um poder incrível de mudar e facilitar de forma geral a nossa vida, hoje temos diversos coisas de vital relevância, como é o caso dos aviões moderníssimos, e que em termos gerais é bastante seguro, também tem-se a internet, ferramenta essencial na vida de grande parte da população, não só na questão de comunicação, como também no entretenimento e informação, além de milhares de eletrodomésticos que facilitam demais nossas vidas diariamente, como é o caso do micro-ondas, e da máquina de lavar, entre tantos outras. Assim é inevitável ligar a figura do cientista, a uma pessoa bondosa e em busca do bem da sociedade, ocasião que acontece sempre de uma forma, ou de outra, relacionando essas verdadeiras revoluções ao que entendemos por cientistas.
Dessa forma entende-se que o cientista apenas ajuda e melhora a vida da sociedade com suas invenções e descobertas, o que na verdade deve ser melhor interpretado e questionado, será que o cientista é apenas uma pessoa boa, que busca o bem estar de todos? O primeiro erro pode está na forma a qual caracterizamos o cientista, uma visão até em certos modos um pouco preconceituosa, pois basta usar Jaleco, óculos, ser desengonçado e tímido que já é um gênio da ciência, isso é notório, antes de tudo o cientista é uma pessoa normal sem características pré definidas por ninguém, é uma pessoa como qualquer outra, com qualidades e defeitos, ocasionando assim a quebra de alguns paradigmas, como o caso do mesmo sempre ser uma pessoa extremamente boa.
Portanto, já podemos ter uma diferença na visão deturbada que tínhamos em relação a figura desse gênio, o que faz com que podemos refletir o seguinte, da mesma forma que o cientista é uma pessoa normal, não obrigatoriamente ligado a uma figura boa, ele como um ser humano dotados de qualidades e defeitos, está sujeito a uma series de interesses externos e também de si próprio, como pode ser facilmente compreendido nos exemplos de produtos relacionados a beleza, por que será que essa área é tão importante para a ciência e está sempre em constante e linear crescente? Por um simples fato chamado recursos financeiros, é mais rentável no ponto de vista econômico a pesquisa em áreas de estética e beleza, afinal é uma área cara e de grande interesse da população.
Nesse caso citado especificamente havia um interesse econômico externo, mas
...