Programa de Licenciatura plena de História Vida e Obra de Voltaire
Por: Vanderli Gouveia • 26/5/2017 • Trabalho acadêmico • 2.177 Palavras (9 Páginas) • 443 Visualizações
[pic 1]
Universidade Federal Rural de Pernambuco
Departamento de História
Programa de Licenciatura plena de História
Vida e Obra de Voltaire
Vanderli Leandro Gouveia da Silva
Recife, 29 de maio de 2013
Vanderli Leandro Gouveia da Silva
Voltaire
Vida e Obra
Trabalho apresentado no curso de graduação em Licenciatura plena em História\ DH\ UFRPE como requisito parcial da disciplina Elementos da Filosofia.
Orientando: Vanderli Leandro Gouveia da Silva
Orientador: Prof. Ronaldo Maia
Recife, 29 de maio de 2013
Agradeço a minha família pelo incentivo à minha formação acadêmica. Além disso, agradeço também ao professor Ronaldo Maia, por essa oportunidade de estudar esse filósofo de biografia e bibliografia que tanto admiro.
Dedico esse trabalho ao meu pai Manoel Leandro, por sempre acreditar em mim e pelo incentivo que recebo para continuar e nunca desistir, obrigada pai.
“Posso não concordar com nenhuma das palavras que você disser, mas defenderei até a morte o direto de você dizê-las.” (Voltaire)
Resumo
Este trabalho dedica-se a analisar a biografia e bibliografia, numa concepção historiográfica de Voltaire, buscando apresentar características e paradoxos deste filósofo francês que também se fez historiador. Busca-se confrontar as ideias trazidas nas suas obras e nas defendidas e difundidas pelo filósofo, confrontando com a sua vida. A sua vida conturbada, por ser um filósofo polêmico e destemido, assim como, um grande difusor da democracia, da liberdade de pensamento e de religioso serão abordados nessa pesquisa. Além disso, o modo de vida do intelectual, os seus ideais e as suas ideias, que são os grandes paradoxos trazidos como corpus nesse trabalho. Trabalho esse da disciplina “Estudos Filosóficos”, sugerido pelo docente para ampliar os nossos horizontes e conhecimentos sobre filosofia.
Palavras-chave: Voltaire; Iluminismo; Filosofia.
Resumen
Este trabajo está dedicado a analizar la biografía y bibliografía, en una concepción historiográfica de Voltaire, tratando de presentar las características y paradojas de este filósofo francés que también se convirtió en un historiador. Trata de confrontar las ideas presentadas en sus obras y en las difusiónes y defendidos por el filósofo, confrontado con su vida. Su vida con problemas, por ser un filósofo audaz y controvertido, así como un gran protector de la democracia, la libertad de pensamiento y de religión serán abordados en esta investigación. Por otra parte, el modo de vida del intelectual, sus ideales y sus ideas, que son las grandes paradojas traído como corpus en este trabajo. Esta trabajo es de la disciplina "Estudios Filosóficos", sugerida por el profesor para ampliar nuestros horizontes y conocimientos de la filosofía.
Palabras clave: Voltaire, la Ilustración, la Filosofía.
Sumário
- Introdução............................................................................................................10
- Sobre a vida de Voltaire................................................................................11
- Obras de Voltaire..........................................................................................14
- Considerações Finais...........................................................................................16
- Referências Bibliográficas...................................................................................17
- Introdução
Voltaire (1694-1778) foi um dos maiores intelectuais no século XVII e XVIII, assim como um dos pensadores mais estudados atualmente. Seu estilo único está presente em todas as suas obras, sejam elas cartas, peças teatrais, ensaios, como também, trabalhos científicos e filosóficos. Uma de suas características mais presentes em seus textos são a ironia, o sarcasmo e as críticas ácidas.
Através desses traços marcantes criticou nobres, religiões, ministros e terias científicas. Assim como também, costumes e crenças. Suas críticas buscavam mostrar os paradoxos implícitos nas concepções que depreciava.
Esse trabalho contribui assim, para os discentes ampliar não apenas sobre os seus conhecimentos, porém, através de toda pesquisa feita para o efeito.
- Sobre a vida de Voltaire
Voltaire nasceu em Paris em 1694 e morreu em Paris em 1778. A sua vida é todo um paradoxo. Ridicularizou o clero e dedicou um de seus livros ao Papa. Escarneceu a realeza e aceitou uma pensão do Rei Frederico, o Grande. Odiava a hipocrisia e era hipócrita em sua atitude para com os judeus. Motejava da vaidade das riquezas e adquiriu grande fortuna. Não acreditava em Deus e durante toda a sua vida, buscou encontra-lo. Não tinha respeito pela religião e criou uma nova religião do riso.
Seu verdadeiro nome era François Marie Arouet. Perdera a mãe em sua primeira infância. Impôs-lhe o pai a sua doutrina de misticismo abstrato com tamanha vigor que Voltaire cresceu com uma sede rebelde de realidade concreta. Odiava cordialmente o jansenismo. Porém, cresceu com outro ódio também, ódio contra a perseguição aos jansenistas e contra qualquer gênero de perseguição.
O pai, contudo, além de jansenista, era um advogado forense. Tentou despersuadir o filho de ser um escrito. Mandou Voltaire para uma Escola de Direito, após o seu bacharelato no Colégio Jesuíta de Louis le Grand. Voltaire negligenciou os estudos jurídicos e consagrou o tempo à poesia, ao jogo e ao amor. O pai conseguiu empregá-lo a serviço do Marquês de Saint- Ange e assim, passou a conhecer toda a vida pública e privada do rei Louis XIV. Falava das indiscrições do Rei Sol.
...