Projeto De Intervenção
Artigos Científicos: Projeto De Intervenção. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: claudiaandreatae • 11/10/2013 • 1.708 Palavras (7 Páginas) • 570 Visualizações
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO..................................................................................................... 4
2 TEMA ABORDADO............................................................................................. 5
3 JUSTIFICATIVA................................................................................................... 5
4 REFERENCIAL TEÓRICO................................................................................... 6
5 METODOLOGIA................................................................................................... 7
6 CONCLUSÃO DO PROJETO............................................................................... 9
7 AVALIAÇÃO.........................................................................................................10
8 CRONOGRAMA PARA IMPLEMENTAÇÃO.......................................................10
9 CONCLUSÃO .....................................................................................................11
10 REFERÊNCIAS ................................................................................................12
1. INTRODUÇAO
O movimento mundial pela educação inclusiva é uma ação política, cultural, social e pedagógica, desencadeada em defesa do direito de todos os alunos de estarem juntos, aprendendo e participando, sem nenhum tipo de discriminação. A educação inclusiva constitui um paradigma educacional fundamentando na concepção de direitos humanos, que conjuga igualdade e diferença como valores indissociáveis, e que avança em relação à idéia de equidade formal ao contextualizar as circunstancias históricas da produção da exclusão dentro e fora da escola.
Com uma nova perspectiva a inclusão escolar requer concepções a respeito da educação, do ensinar e do aprender, emergindo vários questionamentos sobre o que fazer e como fazer.
A inclusão escolar dos alunos com necessidades educacionais especiais no Brasil é um grande desafio devido ao despreparo de profissionais e à falta de conscientização da sociedade.
Se a escola regular é vista como um lugar onde há o acesso para todos, a mesma também deve estar atenta ao receber alunos com necessidades especiais, requerendo um novo olhar para as diferenças de qualquer indivíduo.
No cenário educacional a educação inclusiva no ensino regular está com uma nova perspectiva que envolve concepções, do ensinar e do aprender buscando estratégias de ensino, alternativas metodológicas, ajustes e adaptações.
Preconceitos, discriminação, negligência, opressão são concepções que emergem quando o tema a ser tratado são os alunos com necessidades especiais, e assim ao longo de muitos anos tem-se tentado mudar essas visões.
O presente trabalho irá apresentar um projeto de intervenção destinado à inclusão escolar, onde será abordado as políticas de educação inclusiva no Brasil, onde o processo educativo deve ser voltado para igualdade sendo entendido como um processo social.
2. Tema abordado
As políticas de Educação Inclusiva no Brasil.
3. JUSTIFICATIVA
Com uma breve relevância do tema proposto em breves estudos a inclusão escolar trata-se da capacidade de entender e reconhecer o outro tendo o privilégio de conviver e compartilhar com pessoas diferentes.
Por meio de uma escolha heterogênea e defendendo uma educação para todos, o sistema educacional brasileiro se dá como pluralista e acolhedora, independente de suas diferenças.
A educação inclusiva acolhe todas as pessoas, sem exceção, seja ele com deficiência física, os que têm comprometimento mental, os superdotados, todas as minorias e o aluno que é discriminado por qualquer outro motivo, segundo SAVIANI (2003).
No passado o preconceito diante aos portadores de alguma necessidade especial fez com que crianças portadoras não tivessem nenhuma chance de se desenvolverem cognitivamente, pais e professores não acreditavam na possibilidade da alfabetização dos mesmos, eram rotulados como pessoas doentes.
Durante séculos pessoas com alguma necessidade especial viveram sob preconceito à margem da sociedade, a história da educação especial no Brasil mostra toda uma evolução na conquista dos direitos humanos, hoje mais sintetizado, porém nem sempre cumpridos.
A equipe escolar deve aprender a lidar com as diferenças por meio de atitudes e disposição para repensar o cotidiano, dessa forma a escola consegue entender as diferenças como um elemento de diversidade e aprendizagem, ressaltando o potencial de cada aluno.
A viabilidade de inclusão dos alunos com necessidades especiais no sistema regular de educação requer o provimento de condições básicas como reformulação de programas educacionais e formação permanente dos educadores, ainda segundo SAVIANI (2003).
4. REFERENCIAL TEÓRICO
Atualmente a educação inclusiva quando há realmente nas escolas regulares é o resultado das reivindicações e movimentos sociais que já se houve, onde superou os instrumentos excludentes da escola tradicional.
A educação inclusiva proporciona para o portador de necessidades especiais a possibilidade de se tornar igual a todos, porque é isso que o mesmo quer, e isso só é possível quando todos os membros da equipe escolar envolvem em uma nova diretriz que será traçada.
A educação especial está sendo compreendida e inserida na educação comum, na qual todos aprendem juntos, convivendo com as diferenças, onde a escola busca modificações estruturais e cria uma nova policia educacional.
A inserção da educação especial na política educacional data do final dos anos 50 e inicio dos anos 60, sendo tratada como educação de deficientes e ainda explícito o caráter assistencial e terapêutico.
Em 1990 o MEC (Ministério da Educação) começou a considerar a educação especial como vinculada ao contexto de “educação para todos”,
...