Proposta de analise do filme divida Perigosa
Por: shermieunohana • 4/6/2018 • Artigo • 632 Palavras (3 Páginas) • 332 Visualizações
Introdução
Proposta de analise do filme “divida Perigosa” (The Outsider) produzido sob a direção de Martin Pieter distribuído pela Netflix.
Análise teve como objetivo de identificar a relação dos principais conceitos de pensamentos sociológicos de Emile Durkheim, tendo como base o capítulo “Emile Durkheim” do livro Um toque de Clássicos.
Fato Social
Emile Durkheim estabelece regras que os sociólogos devem seguir na observação dos fatos sociais a primeira delas e a mais fundamental e considerá-los como “coisas”, são maneiras de agir pensar e obrigar o indivíduo sentir ao seu redor conceitos que o obrigam a se adaptar-se as regras da sociedade. Fatos sociais existem independentes da vontade do indivíduo, Durkheim aponta fato social está no entendimento do indivíduo de maneira que ela é condicionada por realidade social que impõe o limite do comportamento a ser aceito na sociedade.
São fatos sociais: regras jurídicas, morais, dogmas, religiosos, sistemas financeiros, maneiras de agir, costumes, etc.
No filme podemos ter exemplo como fato social:
Um soldado Americano aprisionado no Japão Nick Lowel que é solto com a ajuda de um companheiro de cela membro da Yakuza, as questões sobre o fato social é Nick tendo que lidar com uma cultura totalmente diferente da sua, com costumes e hábitos tradicionais, valores, regras, e que mostra o personagem tendo que se adaptar a exterioridade de uma cultura de um país diferente, o personagem decide ganhar o respeito da cúpula da organização criminosa e também pagar sua dívida de honra, enquanto navega pelo perigoso submundo do crime do Japão na qual ele começa a matar, agir dentro dos negócios da Yakuza agir, pensar, adaptar-se as regras da máfia japonesa até ganhar respeito na organização e ser visto como um deles.
Solidariedade
De acordo com Emile Durkheim, duas formas de solidariedade podem ser constatadas: a solidariedade mecânica típica das sociedades pré-capitalistas onde os indivíduos se identificam traves da família da religião, da tradição, dos costumes. É uma sociedade que tem coerência porque os indivíduos ainda não se diferenciam, reconhecem os mesmos valores, os mesmos sentimentos, os mesmos objetos sagrados, porque pertencem a uma coletividade. E a solidariedade orgânica característica das sociedades capitalistas, onde através da divisão do trabalho social, os indivíduos tomam-se independentes, garantindo assim a união-social, mas não pelos costumes e tradições. Os indivíduos não se assemelham, são diferentes e necessários assim como órgão de um ser vivo.
A presença de solidariedade mecânica no filme:
Está quando personagem desonra o chefe da Yakuza ao matar dois membros da família rival Seizu, Nick passa por um processo para demonstrar arrependimento chamado Otoshimae na qual ele corta o dedo e entrega ao chefe, logo após passa a ser aceito dentre os demais membros da organização e passa por um processo de cerimonia tradicional de iniciação como membro oficial da Yakuza onde ele é adotado e passa a ser parte da família logo passa a cumprir padrões tradicionais como as tatuagens nas suas costas.
A presença de solidariedade orgânica no filme:
Takeshi que no decorrer do filme sempre discorda das decisões de Shiromatsu em não se unir aos negócios dos Seizu, que na visão de Takeshi e um negócio muito rentável e vantajoso a venda de ações de rádio, devido seu pai ser muito conservador e tradicionalista e não querer sua família sobre domínio do clã rival, Takeshi acaba agindo contra os costumes e tradições algo levado muito a sério pelo seu pai, acaba se deixando se corromper agindo com individualismo e interesses capitalistas, assim traindo seu clã e por fim matando seu pai.
...