QUAL A IDEIA DE HOMEM PARA AUGUSTO COMTE?
Por: Ivonildo Torres • 10/9/2015 • Pesquisas Acadêmicas • 1.392 Palavras (6 Páginas) • 796 Visualizações
UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PERNAMBUCO
CENTRO DE TEOLOGIA E CIÊNCIAS HUMANAS
CURSO: FILOSOFIA (BACHARELADO)
DISCIPLINA: ANTROPOLOGIA FILOSÓFICA
PROFESSOR: KARL HEINZ EFKEN
ALUNO: IVONILDO TORRES VIANA
TEMA: QUAL A IDÉIA DE HOMEM PARA AUGUSTO COMTE?
RECIFE, 2012
QUAL A IDÉIA DE HOMEM PARA AUGUSTO COMTE?
Augusto Comte é um Filósofo e autoproclamado líder religioso, nasceu em 19 de janeiro de 1798, em Montpellier, e faleceu em 5 de setembro de 1857, em Paris. Ele deu à ciência da Sociologia seu nome e estabeleceu a nova disciplina em uma forma sistemática. Filho de empregado, Foi secretário de Saint-Simon, amigo do pensador inglês John Stuart Mill, casou-se com Clotilde de Vaux, Cria uma nova religião – Religião da Humanidade,
O filósofo viveu num período da história francesa em que se alternavam regimes despóticos e revoluções. A turbulência levou não só a um descontentamento geral com a política como a uma crise dos valores tradicionais. Comte procurou dar uma resposta a esse estado de ânimo pela combinação de elementos da obra de pensadores anteriores a ele e também de alguns contemporâneos, resultando num corpo teórico a que chamou de positivismo.
O nome do pensador francês Auguste Comte está indissociavelmente ligado ao positivismo, corrente filosófica que ele fundou com o objetivo de reorganizar o conhecimento humano e que teve grande influência no Brasil. Comte também é considerado o grande sistematizador da sociologia.
Augusto Comte é considerado o homem que quis dar ordem ao mundo, sendo o Pai do positivismo, ele acreditava que era possível planejar o desenvolvimento da sociedade e do indivíduo com critérios das ciências exatas e biológicas, sua ideia-chave Comteano é a Lei dos Três Estados, e a partir daí o homem passou e passa por três estágios em suas concepções, isto é, na forma de conceber as suas ideias e a realidade:
O primeiro estado é teológico ou fictício – Teológico: o ser humano explica a realidade por meio de entidades supranaturais (os "deuses"), buscando responder a questões como "de onde viemos?" e "para onde vamos?"; além disso, busca-se o absoluto; o espírito humano representa os fenômenos como ação direta e contínuas de agentes sobrenaturais.
O segundo estado é metafísico ou abstrato – os agentes sobrenaturais são substituídos pela natureza, Metafísico: é uma espécie de meio-termo entre a teologia e a positividade. No lugar dos deuses há entidades abstratas para explicar a realidade: "o Éter", "o Povo", "o Mercado financeiro", etc. Continua-se a procurar responder a questões como "de onde viemos?" e "para onde vamos?" e procurando o absoluto é a busca da razão e destino das coisas. é o meio termo entre teológico e positivo.
O terceiro é o estado científico ou positivo – Positivo: etapa final e definitiva, não se busca mais o "porquê" das coisas, mas sim o "como", por meio da descoberta e do estudo das leis naturais, ou seja, relações constantes de sucessão ou de coexistência. A imaginação subordina-se à observação e busca-se apenas pelo observável e concreto. relações invariáveis de sucessões e semelhanças.
Estudando o homem ou sociologia, por meio da Biologia, sociologia e moral, Augusto Comte fala da Filosofia moral ou ordem humana, onde o homem se desvincula do sobrenatural. A Filosofia natural estuda aquilo que é útil evitando as especulações ociosas, que para ele eram todas aquelas que não se relacionavam a verdadeira condição do ser humano; por isso define confiança, com isso Comte queria evitar as dúvidas e os debates inacabáveis a respeito da essência das coisas. "Ele reviu as ciências para definir o que, nelas, decorria da realidade dos fatos e permitia a formulação de leis naturais, que orientariam os homens a agir para modificar a natureza", diz Arthur Virmond de Lacerda, professor da Faculdade Internacional de Curitiba.
Por meio de sua inteligência ele decide criar uma nova religião chamada de: Religião da Humanidade, que possui como Ser Supremo a Humanidade. Uma das tarefas da Religião da Humanidade é ministrar o conhecimento científico com a finalidade de conduzir o homem ao aperfeiçoamento moral.
Ela representa o conjunto de seres convergente de todas as gerações, passadas, futuras e presentes convergentes, isto é, que contribuíram, que contribuem e que contribuirão para o desenvolvimento e aperfeiçoamento humano. Augusto
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