Questao Social
Artigo: Questao Social. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: FRANCISLENENUNES • 6/5/2014 • 2.124 Palavras (9 Páginas) • 308 Visualizações
Rolim de Moura – RO
2013
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO..........................................................................................................4
2 QUESTÃO SOCIAL E SERVIÇO SOCIAL NO BRASIL........................................5
3 O SURGIMENTO DA QUESTAO SOCIAL...............................................................6
4 A QUESTÃO SOCIAL E A LIGAÇÃO COM O SERVIÇO SOCIAL........................7
5 QUESTÃO SOCIAL NA ATUALIDADE....................................................................8
6 CONCLUSÃO...........................................................................................................9
REFERÊNCIAS..........................................................................................................10
1 INTRODUÇÃO
O serviço social tem nos seus fundamentos históricos as formas de enfrentar a questão social, no presente, passa a ser vista pelos seus novos procedimentos, e não pela sua célula medular, a exploração do trabalho assalariado pelo capital e as lutas dos trabalhadores contra esta e outras formas de exploração.
Enquanto a antiga questão social é tida como produto do período histórico da modernidade, da sociedade industrial clássica, a nova é ligada a uma suposta sociedade pós-industrial, pós-moderna, superadora dos antigos modos de ser e de manifestar-se do capitalismo industrial. Abordamos através desse estudo as novas e antigas expressões da questão social e procuramos compreender o tipo de relação social determinante na nossa sociedade.
A questão social pode ser assinalada por uma agitação de uma sociedade na capacidade de manter a coesão, ou seja, a questão social oferece não só com desafios colocados pela nova ordem, como também com a emergência de novos atores e conflitos. Este difere, portanto da questão social anterior por constituir um novo tipo de regulação social com base no direito do cidadão e dever do estado (STEIM, 2003, p. 17).
Veremos neste trabalho as novas e antigas expressões da questão social e procuramos compreender o tipo de relação social determinante na nossa sociedade, as contradições sociais do modo de produção capitalista geram a totalidade dos indivíduos sociais, tanto na trajetória material quanto espiritual, isto é, intelectual, cultural e moralmente.
2 QUESTAO SOCIAL E SERVIÇO SOCIAL NO BRASIL
As transformações sociais, econômicas e políticas do Brasil nas décadas de 1930 e 1940, com o projeto da Igreja Católica e a ação de grupos, classes e instituições que integraram essas transformações. Essas décadas são marcadas por uma sociedade capitalista industrial e urbana.
Observa-se que com a publicação em 1982 de “Relações sociais e Serviço Social no Brasil” foi demarcado, pelos autores Raul de Carvalho e Marilda Iamamoto, o entendimento da profissão de Serviço Social como um tipo de especialização do trabalho coletivo, concretizando a primeira aproximação rigorosa da profissão ao legado Marxiano. A profissão foi se colocando enquanto expressão, de necessidades sociais derivadas da prática histórica das classes sociais no ato de reproduzir e produzir os meios de vida e de trabalho de forma socialmente determinada Sob essa perspectiva, diz IAMAMOTO (2001b, p. 76).
No século XIX, começa as lutas pelas condições de vida e de trabalho, que inscreve a Questão Social no Brasil, e esta passa a ser elemento de movimentos sociais. O Estado vai reconhecendo aos poucos que a Questão Social é uma realidade, e que algo pode mudar, mas as diversas manifestações ainda são resolvidas pela intervenção da polícia.
A Questão Social No Brasil é um processo que passa por constantes dificuldades. Baseado no trabalho escravo isso se deve ao sistema colonial, que aqui foi implantado, na monocultura agrícola e no latifúndio de exportação, que como é até os dias atuais, totalmente subordinados aos grandes centros da economia mundial, fato este que marcou a vida econômica, políticas publicas e social cultural de nosso país profundamente (DUARTE, 2007).
A desigualdade social no Brasil origina vários problemas como o desemprego, sequestros, violência, problemas que causam desequilíbrios no clima político e social brasileiro, muitas pessoas encaram a questão social como uma responsabilidade exclusiva do governo, os problemas que surgem na sociedade são muitas vezes fruto de carências materiais e intelectuais, ou seja, da pobreza. Sendo que a pobreza é vista como uma causa individual, deve por isso ser da responsabilidade de cada ser humano.
3 O SURGIMENTO DA QUESTÃO SOCIAL
A hegemonia dos intelectuais e teóricos do Serviço Social aponta como necessidade para o surgimento dos profissionais do serviço social, as alterações históricas nas condições de vida da população brasileira no inicio do século, em que o aparecimento do trabalho livre parte a sociedade em duas metades. Esses fatos vão requisitar instrumentos de auxilio a sobrevivência do novo sistema, sendo esta a grande justificativa acadêmica para o surgimento do serviço social.
‘’os assistentes sociais, situados nesse terreno movido por interesses sociais distintos, aos quais não é possível abstrair ou deles fugir porque tecem a vida em sociedade. [...] a questão social, cujas múltiplas expressões são o objeto do trabalho cotidiano do assistente social”. IAMAMOTO, (1997, p. 14).
O Serviço Social, nascido por influência direta da Igreja Católica, em âmbito de formação, prática e discurso de seus agentes, tinha como suporte filosófico, em sua primeira fase, intervém no aparecimento da Questão Social, produzida pela semelhança de trabalho em moldes capitalistas, com o surgimento do trabalho livre intensamente marcado pela escravidão, seu passado recente, momento em que “a força do trabalho é tornada mercadoria”, e o proprietário do capital
...