Questoes - Seminário Mario Sérgio Cortella
Por: marcosampaio • 6/10/2016 • Pesquisas Acadêmicas • 924 Palavras (4 Páginas) • 940 Visualizações
Seminário, Mario Sérgio Cortella
QUESTÕES
1)O que trata o vídeo?
O vídeo retrata a relação existente entre os hábitos das pessoas atualmente, em especial os jovens, e a influência disso na sua educação. No seminário, Mario Sérgio Cortella demonstra o quanto equivocada está as ideologias atuais. Com o advento da tecnologia, o convívio humano tem ficado cada vez mais difícil, conhecer e respeitar o próximo, conversar “olho no olho”, entender o ambiente em que vive com as pessoas e, dessa maneira, saber conviver em sociedade. O ambiente familiar e seus valores se mostra esquecido diante desse “novo tempo” em que vivemos, a família é a nossa primeira fonte de aprendizado, é onde começamos a entender a absorver os valores de cidadãos, e se não tivermos esse primeiro convívio da maneira devida, não teremos valores, e um cidadão sem valores, não é um cidadão.
2)Cite aspectos do vídeo que foram considerados mais relevantes pelo grupo.
Entre os aspectos que nos chamou atenção está a forma como o seminarista chama a atenção para o consumismo das crianças/jovens de hoje em dia, a influência midiática tem se mostrado cada vez mais forte e o jovem se permite ser dominado por ela. A partir disso aparece outros aspectos, primeiro o fato de os jovens acreditarem que o querer é um direito, achando que os pais tem o dever de os dar aquilo que desejarem, e em segundo, a reação de comodismo dos pais em dar o que os filhos querem a fim de evitar conflitos. Com isso forma-se um impasse, pois, sejam criança ou adolescentes, não dominam o conhecimento do processo anterior, que é o trabalho. Um outro aspecto é a rapidez das relações atuais, a falta de interesse no convívio familiar, no qual os jovens teriam a oportunidade de conhecer o próximo e, dessa maneira, aprender a conviver em sociedade
3)Que relações foram estabelecidas entre o vídeo e o texto?
O texto relata a cultura, organização e disciplina que antigamente se fazia presente na vida dos jovens. Para Matos, a cultura não é tanto a filha do gênio, mas nasce principalmente do trabalho qualificado, organizado e aturado.
Já o vídeo relata a dessa disciplina por parte dos jovens atualmente. Não há paciência e nem interesse em entender o processo que há por trás das relações humanas. Hoje em dia, o individuo procura o caminho mais prático e não o correto.
4) No entendimento do grupo, em que consiste o ato de estudar?
Estudar, antes de qualquer coisa, é batalhar, buscar conhecimento, aprendizado sempre em busca de algo. Todo estudo é iniciado por conta de um objetivo, e o estudo é visto como uma maneira de alcançá-lo, que muitas vezes demonstra ser uma tarefa difícil e um tanto cansativa, porém, extremamente necessária, pois o conhecimento e domínio é essencial.
5) Comente as seguintes frases
-Estudar em curso superior é caro e ainda um privilégio de poucos (pg.17)
O acesso ao ensino superior é, de fato, difícil. Podemos perceber isso pela diferença, entre o número de alunos que saem do ensino médio e os que ingressam um curso superior, são poucos os que conquistam um diploma de curso superior em relação aos demais. As vagas disponibilizadas em universidades públicas são altamente concorridas, e aqueles que não conseguem, tentam vagas em universidades particulares que, normalmente, tem um custo alto, que grande parte dos jovens não tem condições de arcar.
-Quem não domina as ferramentas de sua área de especialização, facilmente desanima (PG.17)
...