ROTEIRO DE ESTUDOS - FILOSOFIA
Por: Jeniffersantos19 • 10/6/2016 • Resenha • 642 Palavras (3 Páginas) • 759 Visualizações
ROTEIRO DE ESTUDOS - FILOSOFIA
1 a) Senso comum: É subjetivo, pois exprime sentimentos e opiniões individuais ou de grupos, variáveis de acordo com as pessoas ou os grupos, dependendo das condições em que vivem. E generalizador, pois tende a reunir numa só opinião ou numa só idéia coisas e fatos julgados semelhantes.
b) Atitude cientifica: É objetivo, pois procura as estruturas universais e necessárias das coisas investigadas. E diferenciador, pois não reúne nem generaliza por semelhanças aparentes, mas distingue os que parecem iguais desde que obedeçam a estruturas diferentes.
c) Atitude filosófica:
2 O raciocinio dedutivo parte de uma hipótese geral onde não existe referência com o mundo real, mas com o que o cientista, filósofo ou pensador imagina sobre o mundo. Enquanto o raciocinio indutivo parte de uma observação feita do mundo, de uma realidade, um evento, um fato. Assim, a fonte da verdade para um dedutivismo é a lógica, para um indutivista é a experiência.
3 Corrente Racionalista: Os racionalistas atribuem grande valor à matemática como instrumento de compreensão da realidade. Os racionalistas consideram a experiência sensorial uma fonte de erros e confusões na complexa realidade do mundo.
Corrente Empirista: Para os empiristas, é a experiência que imprime as idéias no intelecto humano.
4 Primeiro recordar, observar sistemáticamente, levanta hipóteses sobre o que foi observado, se o que foi tudo estudado foi valido, transforma-se em lei ou se não foi validado retorna-se ao levantamento de hipoteses.
5
a) Período clássico, racionalidade filosofica (investigativa), metafísica (busca pela essência).
b) Período medieval, racionalidade teológica e contemplativa
c) Período moderno, racionalidade técnico e experiemental
d) Período comtemporâneo, racionalidade técnico e instrutrumental
6 a) "O Declinar de Deus e o acontecerdo homem"
Podemos interpretar a frase como uma descrição do advento do período moderno que é caracterizado pelo declinio do teocentrismo (Deus no centro) do período medieval e dá lugar ao antropocentrismo (Homem no centro) do modelo moderno.
b) "Razão: deusa ou mendiga"
Período contemporâneo em que a racionalidade técnica e instrumental se destaca mas não existe um modelo fixo ou ideal. Daí pode-se questionar a verdadeira
7 Dimensões básicas da experiência humana:
Verdade – Intelectual
Beleza – Estética
Bondade – Moral
Unidade – Espiritual.
A conjugação dessas dimensões e alicerces básicos é que levam a excelência humana.
8 Método socrático: Neste método é preciso fazer permanentemente perguntas. Essas perguntas vão auxiliar a ampliar a dimensão da realidade. Quanto mais o sujeito dimensionar a realidade mais este perceberá sua complexidade e quanto mais ele entender essa complexidade mais profundidade e consistencia ele terá que adquirir. Eisso é possível pela busca cosntante. Fazendo perguntas para aprimorar o problema.
...