Resenha Critica Mundo de Sofia
Por: Biel Stars • 4/8/2022 • Trabalho acadêmico • 519 Palavras (3 Páginas) • 283 Visualizações
Ao ler a história a gente entra em contato com os pensamentos de grandes filósofos pôr o livro se passar pelas uma grande viagem pela filosofia, ela conta cada lado de cada filosofo q aparece na história, e chega a um conceito que pra aprender filosofia, você deve entender pensamento filosóficos, nisso Sofia passa a se deparar com as cartas que são enviadas a Hild e começa a ficar obvio pra ela que a muitas coisas por trás desse mistério para sua surpresa o seu professor Albert knox que sempre sabe de tudo, só que ele que escreve as primeiras cartas para Sofia. Na véspera do seu aniversário de quinze anos, Albert revela um grande segredo por trás da sua existencialidade , acaba entregando a Sofia uma soluçao,para que ela possa se liberta daquilo que a prende no mistério das coisas místicas.
No aniversário de Sofia o plano foi colocado em ação e a história acaba com uma finalização fantástica, que esclarece dúvidas que a gente pode ter conforme le o livro o livro traz um grande conhecimento que não conhecemos sobre a filosofia. A história em si demostra como ocorreu o conhecimento ao longo do século sobre a filosofia mostra seus pontos positivos e negativos. Na história nos acaba dando um grande giro pela filosofia e conta história de cada filosofo, ao meu o escritor tenta desperta a curiosidade no leitor.
Chegando na parte de Kant, pois Sofia está usando um óculos vermelho que deixa ela com a visão avermelhada, quando o escritor Fala sobre Kant ele cita o começo da vida do Kant, um fato super interessante pois sua família era cristã, e que foi daqui que veio a convicção de Kant falando da fé cristã, Kant conseguia entender muito bem os racionalista como os empíricos ele achava que a razão era importante para a nossa experiência do mundo, e nesse ponto Kant está certo pois agimos dessa forma, as vezes até mais pelo sentir do que pela razão.
Oque será que Kant acharia da nossa geração atual que vai mais pela emoção das coisas do que pela razão? Então voltando pro texto
O escritor explica de uma maneira bem interessante por que Kant acredita no racionalismo, quando Sofia utiliza o óculos, ela vê a parte do mundo que está fora de si, mais se estivesse em uma floresta ou em qualquer lugar ela veria as coisas do mesmo jeito como se estivesse normal mesmo que falasse q o mundo e vermelho mesmo q não visse, por mas contudo não importa o que ela visse, continuava vermelho, o óculos seria uma forma de ver as coisas como Kant temos premissas em nossa razão, que deixam suas marcas em todas as nossas experiências "tudo depende do tipo de lente que você utiliza para enxergar as coisa". Quando Sofia coloca os óculos percebe que dependendo da lente que colocamos em nossos olhos as coisas são alteradas, ou seja, dependendo da nossa capacidade de analisar as coisas vemos as coisas que jamais veremos ou tínhamos visto coisas que a gente não tinha visto.
...