Resenha “O que é o Esclarecimento?” Immanuel Kant
Por: Giulia Fernandes • 5/7/2019 • Resenha • 291 Palavras (2 Páginas) • 372 Visualizações
Resenha “O que é o Esclarecimento?” Immanuel Kant
Immanuel Kant, em sua obra “O que é Esclarecimento?”, faz uma análise do homem inserido na sociedade. Para ele, o homem assume uma face medíocre ao se ver incapaz de entender o mundo sem a ajuda de outrem, o que é caracterizado pelo filósofo como fruto de sua menoridade. Kant alega que o indivíduo deve atribuir a si próprio esse estado de menoridade, uma vez que ela não resulta da falta de entendimento, mas sim da incapacidade de fazer uso de seu entendimento sem a direção de outro indivíduo.
Por outro lado, Kant explicita que Esclarecimento seria a capacidade do homem de sair de sua menoridade. O pesquisador usa o termo latino Sapere aude (ouse saber), para convidar o indivíduo a sair dessa menoridade, para ter coragem de fazer uso de seu próprio entendimento. As principais causas que impedem o esclarecimento estão ligadas à preguiça, à covardia, e tantas outras coisas ligadas ao comodismo. Essas causas fazem com que o homem permaneça em sua menoridade.
A maior crítica que Kant realiza é sobre o atrevimento do saber, pois a maioria dos homens não emerge da menoridade, porque é mais cômodo seguir a orientação e o pensamento de tutores do que possuir sua própria autonomia. Podemos dizer que o autor baseia sua tese na ideia de que existe um controle social que constrói uma estrutura de tutela em torno do indivíduo na perspectiva de supervisionar seu pensamento a respeito das coisas, mas de maneira que esse controle não assuma um aspecto visível e marcante.
...