Retorna à Escola Militar da Praia Vermelha
Por: Eduardo Nathan Lima Nativo da Costa • 10/5/2021 • Trabalho acadêmico • 274 Palavras (2 Páginas) • 143 Visualizações
Em 1889 Retorna à Escola Militar da Praia Vermelha, graças ao apoio de seu futuro sogro, o major Sólon Ribeiro e de seus colegas da Escola, que pedem sua reintegração.
E em 1890 Casa-se com Ana Emília Ribeiro.
Contudo, com a proclamação da República, o autor voltou à Escola Politécnica e formou-se em Engenharia Milita, Matemática, Ciências Físicas e Naturais. Porém, Euclides da Cunha começou a contestar as decisões republicanas e resolveu desligar-se totalmente da carreira militar.
Em 1897, quando se mudou do Rio para São Paulo, passou a fazer a cobertura da revolta de Canudos para o jornal O Estado de S. Paulo. No ano seguinte, seguiu para a Bahia como correspondente da guerra, acompanhando a ação do Exército na Revolta de Canudos. Lá permaneceu de agosto a outubro de 1897.
De Volta, começou a escrever os rascunhos de “Os Sertões”. Baseando-se nos Diários, anotações e desenhos que havia colecionado nos dois meses de cobertura da luta.
No ano de 1902 Após um trabalho insano de revisão, “Os sertões” chega à Livraria Laemmert em dezembro, sendo recebido com aplausos e restrições pela crítica.
Em 1909, prestou um concurso em que obteve a segunda colocação, mas sua carreira não durou muito tempo. No dia 15 de agosto daquele ano, entrou armado na casa do amante de sua mulher, o militar Dilermando de Assis, para matá-lo. Atirou, conseguindo apenas ferir Dilermando, que o matou em legítima defesa.
Obras produzidas:
1902 - Os Sertões
1907 - Contrastes e Confrontos
1907 - Peru versos Bolívia
1909 - À margem da história (póstumo)
1939 - Canudos (diário de uma expedição) (póstumo) — Reeditado em 1967, sob o título Canudos e inéditos.
1960 – O rio Purus (póstumo)
1966 – Obra completa (póstumo)
...