Sentido Da Existência Humana
Ensaios: Sentido Da Existência Humana. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: sidneyso • 7/5/2014 • 2.279 Palavras (10 Páginas) • 392 Visualizações
Atuação do Pedagogo no Hospital
A pedagogia Hospitalar vem se expandindo no atendimento á crianças hospitalizada, e em muitos Hospitais do Brasil tem se enfatizado á visão Humanística.
Como pratica deste trabalho Humanista o pedagogo tem os olhos voltados para na legislação vigente que amparam e legítima o ser global, não somente para o corpo e as necessidades físicas, emocionais afetivas e sociais do individuo.
Conscientizar, discutir e ampliar as idéias dos profissionais da educação e da saúde, quanto a proporcionar uma melhor qualidade de vida, é o objetivo da Pedagogia Hospitalar. Assim tendo em vista o embasamento legal, contido na legislação vigente que amparam e legitima o direito á educação, os hospitais devem dispor as crianças e adolescentes um atendimento educacional de qualidade e igualdade de condições de desenvolvimento intelectual e pedagógico.
Sua História
Teve inicio a Classe Hospitalar em 1935, quando Henri Sellier inaugura a primeira escola para crianças inadaptadas nos arredores de Paris.
Assim seu exemplo foi seguido na Alemanha em toda França, na Europa e nos Estados Unidos. Tendo como objetivo suprir as dificuldades escolares de crianças tuberculosas.
Em 1939 é Criado o C.N.E.F.E. I - Centro Nacional de Estudos e de Formação para Infância de Suresnes, tendo como objetivo formação dos professores para o trabalho em institutos especiais e em hospitais, em 1939 também é criado o Cargo de Professor Hospitalar junto ao ministério de Educação na França.
Legislação
No Brasil, a legislação reconheceu através do estatuto da Criança e do Adolescente Hospitalizado, através da Resolução numero 41 de outubro e 1995, no item 9 o Direito de desfrutar de alguma forma de recreação, programas de educação para a saúde, acompanhamento do currículo escolar durante sua permanência hospitalar.
Em 2002 o Ministério da Educação por meio de sua Secretaria de Educação Especial, elaborou um documento de estratégias e orientações para o atendimento nas classes hospitalares, assegurando o acesso á educação.
Assim a proposta na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (MEC) ,em 1996, é a que toda criança dispunha de todas as oportunidades possíveis para que os processos de desenvolvimento e aprendizagem não sejam suspensos.
Objetivos da Pedagogia Hospitalar
Um dos objetivos da classe hospitalar é o de defender o direito de toda criança e adolescente a cidadania, e o respeito às pessoas com necessidades educacionais e no direito de cada um ter oportunidade igual.
Como pratica deste trabalho Humanista, este trabalho devera ser o de ter olhos voltados para o ser global, e não somente para o corpo e as necessidades físicas, emocionais, afetivas e sociais do individuo.
O que é a Classe Hospitalar?
A classe hospitalar constitui uma necessidade para o hospital para as crianças, para a família para a equipe de profissionais ligados a educação e a saúde.
A classe Hospitalar se dirige as crianças, mas também deve estender se as famílias, sobretudo aquelas que não acham pertinente falar sobre doenças com filhos, buscando recuperar a socialização da criança por um processo de inclusão, dando continuidade a sua aprendizagem.
Já a Secretaria de Educação Especial define como classe hospitalar o atendimento pedagógico educacional que ocorre em ambientes de tratamento de saúde seja na circunstancia de internação, como tradicional, seja na circunstancia do atendimento hospital dia e hospital semana ou em serviço de atenção integral com tradicionalmente.
O Pedagogo Hospitalar
O trabalho deste deve ser realizado por um profissional capacitado em desenvolver e aplicar conceitos educacionais e habilidades, e ressaltar a importância de ser um local com recursos próprios dentro do hospital que seja apropriado para ser desenvolvido um trabalho onde á criança interaja e construa novos conceitos.
Assim ele será tutor global da criança para que ela possa ser tratada de seu problema de doença sem esquecer as necessidades pessoais.
A Formação do Professor Hospitalar
Para atuar em Classes Hospitalares, o professor devera estar habilitado para trabalhar com diversidades humanas e diferentes.
O professor devera possuir formação pedagógica, em Educação Especial, ou em Pedagogia e terá direito ao adicional de insalubridade.
O trabalho deste é importante, pois atendera as necessidades psicológicas, sociais e pedagógicas das crianças.
O pedagogo hospitalar deve ter olhos atentos sempre, voltados para todos, construindo uma nova consciência onde a sensação, o sentimento a integração e a razão cultural valorizem o individuo.
A Atuação do Pedagogo na Empresa
O Pedagogo Empresarial pode:
Desenvolver e coordenar projetos educacionais para treinar os funcionários;
Elaborar programas de avaliação de desempenho;
Pesquisar, analisar e selecionar cursos e projetos a serem adotados pela empresa;
Trabalhar a cultura empresarial, junto a funcionários;
Atuar como conselheiro de carreira de gerentes e executivos;
A atuação desse novo profissional precisa ocorrer de forma relacionada e cooperativa com a dos outros profissionais de gestão, assim será possível elaborar e consolidar planos, projetos e ações que visem colaborar para melhoria dos funcionários, e melhor desempenho da empresa.
O trabalho do pedagogo empresarial este aberto e amplo, no qual podem ser desenvolvidas atividades e técnicas para contratação, treinamento e incentivo ao trabalho individual e coletivo no contexto empresarial.
A atuação do pedagogo é um dos fatores principais para o sucesso empresarial.
O pedagogo deve criar projetos educacionais para qualificar a equipe de trabalho melhorando o seu desempenho tanto profissional como pessoal.
É de fundamental importância que a
...