A ação Transf Ormadora Humana Na Natureza Passa A Ser Mediada Pelos símbolos Criados Pelo Homem, Que dão Sentido As Suas ações, Desta Forma A Cultura Pode Também Ser Definida Como O Conjunto Desses símbolos, Relativos No Tempo E Espaço, Com múlt
Casos: A ação Transf Ormadora Humana Na Natureza Passa A Ser Mediada Pelos símbolos Criados Pelo Homem, Que dão Sentido As Suas ações, Desta Forma A Cultura Pode Também Ser Definida Como O Conjunto Desses símbolos, Relativos No Tempo E Espaço, Com múlt. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: viniciusmello • 10/3/2015 • 225 Palavras (1 Páginas) • 715 Visualizações
determinação biológica e geográfica. Sabemos também que o debate teórico em torno dessas
questões desmonto
u, paulatinamente, as convicções rácicas que determinavam as diferenças
culturais, impondo não apenas outra ordem de compreensão, mas modificando de forma
irreversível os objetos, objetivos, métodos e natureza desta nascente ciência. Contudo, ainda
que lib
erta das amarras explicativas do evolucionismo, a cultura não carecia apenas de
explicações sobre a questão das diferenças, mas primordialmente sobre sua natureza, origens
e dinâmicas de transformaçã
Junto do meio geográfico, o clima também deixou a condição
de fator
determinantemente explicativo de diferenças culturais primordialmente utilizados para
escalonar povos mais aptos para o trabalho em climas frios, e menos aptos em climas quentes.
Isso porque uma série de povos, postos sob análise e comparação, des
envolveram dinâmicas
diametralmente opostas em regiões cujas condições climáticas eram praticamente idênticas. A
questão seria então a de que a cultura que adjetiva outra como menos apta ao trabalho utiliza
as suas próprias referências sobre o que seria a
forma e o ritmo ideal de trabalho, ou seja,
trata
-
se de uma postura etnocêntrica.
Obviamente o clima, assim como a configuração geográfica, incide sobre as práticas
econômicas (agricultura, pastoreio, indústria, comércio etc.) e, assim sendo, sobre a próp
ria
totalidade da vida social (estruturas políticas, práticas culturais); contudo, não se trata de
fatores únicos e, tampouco, unicamente determinantes.
O que explicaria então as diferenças no próprio perfil desses grupos? Por que alguns
estariam mais inc
linados às hostilidades? Por que outros estariam mais inclinados para a paz?
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