Serviço Social
Trabalho Universitário: Serviço Social. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: chiquito • 23/10/2013 • 2.464 Palavras (10 Páginas) • 255 Visualizações
Anhanguera Educacional Piracicaba.
Curso: Serviço Social.
Disciplina: Fundamentos Históricos e Teórico-Metodológicos do Serviço Social 1
Nome dos Participantes:
Alessandra de Freitas Chiquito RA: 7399588024
Ana Flavia da Cruz de França RA: 7511587499
Anystelly Lillian Nunes Bueno RA: 7399588006
Belonizia R. Oliveira Santos RA: 8125727494
Juliana Salvian RA: 7384581330
Milene Fernanda Rodrigues RA: 7528589180
Título:Serviço Social sua identidade descoberta.
Nome do tutor:Elaine Cristina Vaz Vaez Gomes
Piracicaba data da entrega :7/10/2013
dia da publicação : 7/10/2013
Filme Tempos Modernos e Serviço Social
O filme trata da historia e da indústria na década de 30. A desigualdade mostrando a vida de cada grupo social tenta sobreviver em meio ao mundo moderno industrializado.
No começo do filme aparece um relógio (tempo é dinheiro), o descanso é cronometrado, não passando de números. As maquinas substituem a mão de obra e os operários são marginalizados, criando mais desempregos.
Na primeira parte do filme vimos que os trabalhadores são explorados e pressionados a produziram cada vez mais de forma repetitiva, quando paravam estavam exaustos. A preocupação maior do dono da fabrica era o aumento da produção sem se preocupar com as condições insalubres dos funcionários.
Numa cena aparece uma maquina de alimentação que promete eliminar a pausa do almoço, e aumentar a produção.
A industrialização gerou problemas como desemprego, pobreza, fome, fechamento de indústrias e moradias.
Os trabalhadores tomam consciência e buscam condições de melhores trabalhos e salário digno.
Na segunda parte Charles é preso após pegar uma bandeira no chão, para devolver ao dono que perdeu, surge então atrás dele uma manifestação, onde a policia pensa que ele era o líder e é preso.
Ele cumpri pena de prisão e é solto, mas prefere ficar preso, pois a vida lá fora estava tão difícil que a cadeia parecia segura e confortável. Esse fato retrata uma realidade da época, pois o movimento operário cresceu consideravelmente nos anos de 1934 a 1940, época que estiveram em greve mais de oito milhões de trabalhadores.
Na seqüência do filme trata a desigualdade social, surge então á moça pobre, que rouba para alimentar a sua família; o pai morre em um protesto dos operários, suas irmãs vão parar em um orfanato e ela acaba fugindo. Durante a fuga, rouba um pão e é presa, vendo a situação, Chaplin, que faz de tudo para ser preso, decide assumir a culpa em seu lugar, mas não da certo, pois, uma senhora tinha visto a moça pegar o pão; acaba surgindo, então, uma amizade entre os dois e eles acabam fugindo da policia.
Após varias desventuras a jovem consegue emprego em um bar como dançarina, e ele como garçom, mas não conseguem exercer de forma adequada suas funções.
No final do filme quando sua amiga indignada com a perseguição, miséria, desemprego, pergunta: “para que tudo isso?” e ele responde: “levante a cabeça e nunca abandone a luta”, no entanto, a reação dos dois não é o enfrentamento com o capital, é retirar-se da cidade, indo em direção ao campo, da a costa para a produção em massa, para as gigantesca maquinas que desempregam trabalhadores, para as suntuosa loja com suas escadas rolante, para o trabalho alienado.
Caminhava assumindo uma posição a favor da humanidade e de seus sonhos e valores.
O serviço social surge justamente por esses motivos citados no texto. Ajudar aquele que necessitam de mudanças tanto no trabalho, como na saúde, moradia e violência.
Charles Chaplin foi um homem que sempre se preocupou com as questões sociais de sua época, tais como a exploração da mão de obra quer seja do homem, mulher ou ate mesmo de velhos e crianças, a Europa saiu do Sistema Feudal, mergulhou na Revolução Industrial, e agora enfrentava os desafios do modelo capitalista,a desigualdade entre as classes eram grandes, os pobres ficando miseráveis e os ricos mais ricos, neste contexto de profundas mudanças surgiu o Serviço Social, para “ajudar” os mais pobres,era influenciado pelo Igreja ( Filantropia),as mulheres ricas ajudavam as famílias pobres eram chamadas de damas de caridade, o termo Assistencialismo surgiu nesta época pois não se trabalhava nas questões sociais da época.
O filme Tempos Modernos, reproduz a historia de várias famílias e suas dificuldades, na garantia de seus direitos, a falta de políticas publicas que garantam a não exploração de trabalho, questões como habitação, saúde, segurança etc.
Na Europa durante muitos anos o Serviço Social foi usado para acalmar as classes sociais, passou por mudanças profundas, Capitalismo, Marxismo, etc. ,os trabalhadores eram desorganizados, e explorados de todas as formas.
Neste processo histórico surgiu a primeira Escola de Serviço Social foi em Amsterdã, era necessário o quanto mais rápido capacitar profissionais para o trabalho com as famílias, as respostas filantrópicas não eram mais aceitas, pois a situação econômica era cada vez pior e a crise mais uma vez assola a Europa, e as mulheres ricas caridosas saíram de cena,mais uma vez o Estado, a Igreja e o que restou da burguesia uniram-se contra as possíveis conquistas que os trabalhadores reivindicavam, era o inicio do controle do poder absoluto pelos governantes.
Este foi o contexto do Serviço Social quer na Europa, America Latina ou América do Sul, enfrentaram as diversas mudanças da forma de governar, ditaduras, guerras, o nascimento de movimentos sindicais; precisou de mudanças profundas do Estado, criação de leis, sistema de garantia de direitos, no Brasil passamos também pelo Assistencialismo Filantrópico, o Militarismo, a Reconceituação, a Contemporaneidade, o Projeto Ético-Político.
No filme de Chaplin os problemas enfrentados pelas personagens eram a exploração que não tinha limites, para acumulo de bens riquezas, as conseqüências foram trágicas violência sem limites, morte,
...