Serviço Social
Artigos Científicos: Serviço Social. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: bibi37 • 21/5/2014 • 2.635 Palavras (11 Páginas) • 163 Visualizações
INTRODUÇÃO:
Etapa 1 jussara passo 3,4
Apesar de tantas transformações ocorridas ao longo do tempo e tantas ideias desenvolvidas por vários filósofos gregos, ainda hoje defendemos vários aspectos levantados por eles que estão presentes no nosso dia.
Quanto as concepções filosóficas presentes nas praticas humanas atualmente: moral, ética, direito, liberdade e responsabilidade.
As práticas sociais hoje deve considerar a moral, comportamento humano tendo como base os valores próprios a uma comunidade ou cultura. As comunidades humanas, são distintas entre si, tanto no espaço quanto no tempo, os valores também podem ser distintos, o que cria códigos morais diferentes.
Deve respeitar a ética, isto é, o desejo de unir o saber e o fazer, aplicar o conhecimento teórico para construir aquilo que deve ser.
As normas morais e as normas jurídicas que são estabelecidas péla própria sociedade, ambas regulamentam as relações nesse grupo de pessoas. Alguns aspectos observados nas normas morais são: normas que deve ser seguidas por todos, convivência melhor entre os indivíduos, valores culturais próprios, caráter histórico mudam de acordo com as transformações histórico-sociais. Nas normas jurídicas ou de direito, deve ser cumprida sob pena de punição doestado, está prevista na legislação. O direito tem um código formal.
As ações individuais são causadas e determinadas por fatores naturais ou constrangimentos sociais, essa concepção era uma concepção materialista do Sec.XVIII Helvetius (1715-1771) e Holbach (1723-1789). E observa-se nos dias de hoje.
O assistente social deve estar sempre buscando conhecimentos e vencendo desafios. A cada época surgem-se novos valores, e não existe uma fôrma engessada para se atuar como assistente social. Muitas vezes quando surge uma questão social que pareça uma prática errada, com o passar do tempo aquilo já não e visto mais como algo errado e é aceito pela sociedade
Como hoje refletimos em musicas que ao longo do tempo expõe a realidade de uma sociedade.
Etapa 2 polianna
COMIDA:
Bebida é água
Comida é pasto
Você tem sede de que?
Você tem fome de que?
A gente não quer só comida
A gente quer comida, diversão e arte,
A gente não quer só comida,
A gente não quer só comida, a gente quer saída para qualquer parte, hum,
A gente não quer só comida,
A gente quer bebida, diversão, balé,
A gente não quer só comida,
A gente quer a vida como a vida quer.
Bebida é agua
Comida é pasto.
Você tem sede de que?
Você tem fome de que?
A gente não quer só comer
A gente quer comer e quer fazer amor,
A gente não quer só comer,
A gente quer prazer pra aliviar a dor.
A gente não quer só dinheiro,
A gente quer dinheiro e felicidade.
A gente não quer só dinheiro,
A gente quer inteiro em não pela metade.
Desejo,
Necessidade e vontade,
Necessidade e desejo,
Necessidade e vontade,
Necessidade e desejo,
Necessidade e vontade,
Necessidade.
Composta por Arnaldo Antunes, Marcel Fromer e Sergio Brito. 1987
Relatório;
Conforme estudo da música, “ Comida” . O título remete a um apelo que tenta chamar atenção das diferenças da sociedade em que a má distribuição das rendas interfere na vida de todas as pessoas desde as mais pobres até as mais ricas.
Entretanto vivemos em um problema social tão lastimável, onde uns tem comida e água, moradia, lazer, enquanto outras não têm onde ficar e nem comer, às vezes por abandono das famílias, vícios á drogas, ao alcoolismo, a preconceitos, a prostituição e etc...
Embora o governo diga ter se disponibilizado estratégias para o combate a esses problemas de ordem social para que as autoridades e a população como, por exemplo, a composição de Arnaldo Antunes em 1987, que pode mostrar bem o que também é muito importante, um trecho da letra que diz o seguinte:
“Bebida é água
Comida é pasto
Você tem sede de que?
Você tem fome de que?
A gente não quer só comida
“A gente quer comida, diversão e arte”.
Desde que a musica foi composta se passaram 27 anos e poucas pessoas que estão a frente dos órgãos públicos tiveram a percepção de que os excluídos não querem só comida, diversão e arte podem gerar novos valores de vida.
Portanto, além dos precursores desse incessante movimente outros cantores, instituições federais, estaduais e municipais empenhem ate aos nossos dias para que todos possam interagir para solucionar o sofrimento da população carente.
Musica mulher Erasmo Carlos
Em relação à reflexão da musica “Mulher” de Erasmo Carlos, é importante salientar que desde os primórdios o homem se posiciona como provedor e a mulher é a do lar ( só reprodução), nessa época ela tinha que ser casta, não tinha direito de votar, tinha que ser submissa, não podia exercer nenhum papel de liderança,
...