Subcuturas Juvenis
Ensaios: Subcuturas Juvenis. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: JuTeix • 21/5/2013 • 336 Palavras (2 Páginas) • 455 Visualizações
A Antropologia e o Mundo Contemporâneo: Cultura e Diversidade.
Omar Ribeiro Thomaz
Desde a antiguidade até os tempos atuais, o homem organiza-se em sociedade e questiona a si mesmo e o mundo em que vive.
Tem-se tentado explicar ao longo do tempo, as diferenças de comportamento entre os homens, seus pensamentos, sua visão de mundo, a partir de suas diversidades estéticas e culturais.
Sabemos que a todo um mistério que envolve civilizações do passado e suas culturas. Porém não precisamos voltar muito ao passado para notarmos grandes diferenças nas formas de organização social e manifestações culturais de nossos antepassados em relação as nossas.
Podemos citar o destaque e independência feminina, inaceitável dentro das normas culturais e sociais de algum tempo atrás. O fato também de existirem inúmeras culturas ao redor do mundo, podemos citar ainda, o fato que muitas atividades que são atribuídas às mulheres brasileiras, por exemplo, numa outra cultura podem ser responsabilidades masculinas.
Assim, dizemos que cultura é a capacidade que os seres humanos têm de dar significado às suas ações e ao mundo que os rodeia.
Cultura nada mais é que aprendizagem, código compartilhado por um grupo social. O elemento mais importante na formação do homem.
Há uma diversidade de códigos compartilhados, a diversidade cultural. Ela está em toda parte: nos continentes, países, no Brasil (diferenças regionais), até mesmo em sala de aula.
É essa diversidade cultural que torna importante conhecer tais manifestações. Um conceito adequado ajuda a lidar com a “diversidade” e não tratar a diferença como um problema.
Faz parte da natureza das sociedades usarem sua própria cultura como referencial para julgar a do outro. Mas tomando-se o devido cuidado, pois o etnocentrismo pode ser uma visão de mundo, preconceituosa.
O olhar etnocêntrico tende a colocar as diferenças culturais dentro de hierarquias: os mais atrasados, os “primitivos” e os civilizados. Essa visão consolida o preconceito e a opressão já vivida historicam
...