Surgimento Da Sociologia
Monografias: Surgimento Da Sociologia. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: AnaaCris • 10/8/2014 • 481 Palavras (2 Páginas) • 289 Visualizações
Desde os tempos remotos até nos dias atuais houve inúmeras mudanças na sociedade, onde os movimentos e revoluções contribuíram para sua transformação.
Sendo que na Idade Média o povo sofria pela forte influência da igreja, era um período conhecido como teocêntrico, onde Deus era o centro do universo e que todos deveriam aceitar e obedecer a sua vontade, representada pelo rei e pelo papa. Por se tratar de um poder religioso e monárquico somente, começou a ser questionado por dois movimentos, o renascimento e o iluminismo.
O renascimento tinha o objetivo de retirar todo esse fanatismo religioso e colocar agora o Homem como centro do universo. Enquanto o Iluminismo queria tirar a ignorância usando a razão. E foi este movimento que serviu de apoio para as duas revoluções que marcaram o surgimento da Sociologia.
A Revolução Francesa, um movimento feito pela burguesia foi o marco de transformações politicas, que tinha por ideal liberdade, igualdade e fraternidade perante a população francesa. Sendo estas as promessas feitas ao povo para que ficassem contra a monarquia e ao lado da burguesia, para que assim alcançassem por meio da revolução o poder político. E como antes da revolução os direitos entre monarcas e plebeus eram diferentes, ficou fácil para a burguesia tomar o poder na França, criando direitos políticos com as eleições e a valorização da vontade do povo expressamente obtida nos votos. Visto que foi através do Iluminismo que começou a ser questionado o poder que vinha de Deus feito por seus representantes, onde pediram um esclarecimento sobre a teológica do mundo feita pela razão e foi a partir deste momento que o rei não soube explicar o que pedia os iluministas, abrindo espaço para a construção de um novo Estado.
Não menos importante e necessária que a Revolução Francesa, a Revolução Industrial foi marcada por um conjunto de mudanças que aconteceram na Inglaterra no séc. XVIII se propagando ao longo do século XIX pela Europa do Ocidente e Estados Unidos. Sendo a sua principal característica, a substituição do trabalho artesanal pelo assalariado com o uso de maquinas. E com a utilização destas no campo o trabalho dos camponeses começaram a ser substituídos por maquinas, foi onde ocorreu um aumento populacional muito grande para as cidades, pois os camponeses começaram a migrar em busca de emprego.
Com o aumento de trabalhadores e sem os seus direitos os empresários pensando no lucro começaram a explora-los para poder aumentar a produção e consequentemente um lucro maior para eles, e foi assim que surgiram os conflitos entre trabalhadores e padrões. Juntamente com estes conflitos a vida na cidade estava se tornando cada vez mais difícil, com tanta gente o que faltava eram as condições básicas para se viver.
Com todas estas transformações econômicas, politicas e culturais, as revoluções colocaram em destaque mudanças significativas da vida em sociedade. E foi neste momento que surge a Sociologia para tentar entender e explicar estas mudanças ocorridas.
...