TG1 unip 2 semestre
Por: Raquel89 • 29/3/2016 • Trabalho acadêmico • 440 Palavras (2 Páginas) • 400 Visualizações
TRABALHO EM GRUPO – TG
PROFESSOR: José júnior
Questão
Carmelita Yazbek afirma: Sabemos que as sequelas da questão social permeiam a vida das classes subalternas destituída de poder, trabalho e informação. Sabemos também que em nossa prática cotidiana a relação com o real é uma relação com a singularidade expressa nas diferentes situações com que trabalhamos. E, aí se colocam nossos limites e nossas possibilidades. Limites de várias ordens, mas, sobretudo limites de ordem estrutural (2001, p. 391 ). Após a leitura dessa afirmativa dessa grande e reconhecida pesquisadora do serviço social, faça sua análise referente à questão social e suas expressões.
O Serviço Social teve inicio no Brasil no final da década de 1930, quando o país se insere no processo de industrialização, aliado ao de urbanização. Com a industrialização houve uma transformação na produção. O aumento do contingente de trabalhadores com seus familiares, morando em cortiços, sem as mínimas condições. Insatisfeitos com a excessiva jornada de trabalho, salários baixos. Diante do clamor dos operários o Estado se viu obrigado a promover concessões, melhorias, talvez com a intenção de conter rebeliões.
Neste contexto foi implantado o trabalho de agentes sócias. A Igreja Católica é quem selecionava os agentes, pertencentes a classe dominante, dava-lhes formação ideológica cristã, com propósitos de atuação baseados na caridade e na repressão.
Como diz a autora Carmelita Yazbek , as sequelas da questão social permeiam a vida das classes subalternas, destituídas de poder, trabalho e informação.Com base no que que a referida autora descreve, denota-se que o comportamento social, a pobreza são proeminentes do capitalismo que resulta em politicas sociais desiguais, inadequadas e na grande maioria não se consolidam em ações promovam as pessoas socialmente de forma justa e igualitária.
A disciplina de Sociologia precisa contribuir para o desenvolvimento do pensamento critico do aluno, os conteúdos precisam promover a aproximação do aluno com a sua realidade, oportunizando-o a confrontá-las com realidades distintas e diferentes. No entanto, o professor precisa ter habilidade para transformar saberes escolares, em saberes científicos, para que possa dar corpo e alma a essa disciplina, assim como as demais.
Auno(s): Maria Elisabete da Silva Peres Henrique RA 1543384
Raquel de Camargo RA 1434390
POLO
MARINGÁ
JAU
2015
...