TIPOS DE SOLIDARIDADE SOCIAL DE DURHEIM
Projeto de pesquisa: TIPOS DE SOLIDARIDADE SOCIAL DE DURHEIM. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: kleana • 23/4/2014 • Projeto de pesquisa • 4.415 Palavras (18 Páginas) • 620 Visualizações
INTRODUÇÃO
Pretendemos mostrar neste trabalho a relação dos marcos dos Direitos Humanos aos Estágios Sociais em que eles emergiram, segundo a teoria de Émile Durkheim. Com comparações e diferenças dos direitos humanos, bem como, os marcos históricos que contribuíram para sua importância na atualidade. Tendo em vista as atrocidades e violações sofridas, a partir do pós Segunda Guerra Mundial, nesse período houve uma maior preocupação com a dignidade da pessoa humana onde elaboraramconsequentemente carta dos Direitos Humanos.
Passo
1
TIPOS DE SOLIDARIEDADE SOCIAL SEGUNDO DURKHEIM
Segundo Émile Durkheim, existem dois tipos de solidariedade social;a)mecânica b) orgânica.
Em equipe, foram analisadas aproximações e distancias dos documentos que compreende que na solidariedade orgânica, ocorre um enfraquecimento de reações coletivas contra a violação das proibições, contudo, há uma margem maior na interpretação individual dos imperativos sociais.
Na solidariedade mecânica, ocorre um processo de individualização dos membros dessa sociedade, os quais assumem funções específicas dentro dessa divisão do trabalho social.
Cada pessoa tipifica uma peça da engrenagem, onde todos juntos em comuns esforços dão funcionamento servindo a sociedade. A consciência coletiva tem grande persuasãoinfluenciando e criandocondições bem diferentes, daquelas vistas na solidariedade mecânica.
Sendo assim, cria-se espaço para o desenvolvimento de personalidade, onde os indivíduos se unem, não para se sentirem semelhantes nem por consenso, mas sim porque são independentes dentro da esfera social.
Segundo o autor, para melhor compreender a ideia de solidariedade social, é preciso considerar a ideia de consciência coletiva em comum e não individual.
Desse modo, a consciência individual está ligada à nossa personalidade, isto porque a sociedade não seria composta pela soma de homens, mas, sim, pelacoletividade (ou comum), já que dela, sobreviria influência causando danos.
De outro modo, a consciência coletiva seria responsável pela formação de nossos valores morais, de nossos sentimentos comuns, daquilo que temos como certo ou errado, nascendo assim uma pressão externa dos homens. No entendimento de Durkheim, a coletiva diz respeito de valores de grupos em que estaria inserido, enquanto indivíduo que seria transmitido pela vida social, de geração em geração, por meio da educação.
De outra sorte, a soma da consciência individual, coletivizada, formaria o ser social, externando os valores sociais da dignidade da pessoa humana.
A sociedade e a solidariedade mecânica estariamligadas diretamente as seguintescaracterísticas:
a) ligação direta do individuoa sociedade;
b) comportamento considerável à consciência coletiva e não singularidade enquanto indivíduo;
c) entrosamento para melhor expansão mecânica para maior crescimento do grupo social comum;
d) bem como o desejo coletivo do grupo (nação, religião, tradição, família, etc...)
A solidariedade do tipo Orgânica:
1- O capitalismo se desenvolve e a produção começa;
2- Ocorreem processo de individualização dos membros da sociedade, assumindo funções específicas, dentro da divisão do trabalho social
3- quando cada indivíduo tem sua função e seu poder de influência reduzido;
4- Não há valorização daquilo que é coletivo e sim, do individual.
Podemos afirmar que tanto uma quanto a outra, têm em comum ou semelhante a função de proporcionar uma coesão social, isto é, uma ligação entre os indivíduos e em ambas existiram regras gerais. A solidariedade mecânica prevalecia regras não escritas e na orgânica, existiam Leis escritas. Assim Émile Durkheim, buscou compreender a solidariedade social e suas.diferentes formas como fundamental, na construção das organizações sociais, considerando o papel de uma consciência coletiva e da divisão do trabalho social.
PASSO
RESULTADO DAS COMPARAÇÕES ENTRE AS REVOLUÇÕES FRANCESAS E AMERICANAS
Tanto a revolução Francesa quanto a Americana proclamaram como patrocinadoras das liberdades dos direitos individuais, tendendo cada uma, e montando seu próprio grupo, produzindo grandes documentos históricos que davam influencia notável na vida política e social, nos séculos XIX e XX.
A Declaração de Independência dos EUA prevê que todos os são iguais: foram aquinhoados pelo seu criador com certos direitos inalienáveis, e entre esses direitos se encontram o da vida, da liberdade e da busca da felicidade.
Na Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão de 1789, toda autoridade emanava da Nação. Segundo esse documento, todos os homens possuíam direitos “naturais”, “imprescindíveis”, “inalienáveis” e “sagrados”, isto é, direito à liberdade, à propriedade, à igualdade perante a lei, à segurança e a resistência à opressão.
A ERA DAS REVOLUÇÕES
O grande marco da Revolução de 1789 à 1848, foi a Revolução Francesa que caracterizou um país absolutista, onde o rei governava com uma gama de poderes ilimitados, controlando a economia, a política, onde a sociedade encontrava-se hierarquizada e estagnada.
Foiforte o desejo de melhoria da qualidade de vida e de trabalho que fez com que o Terceiro Estado (trabalhadores, camponeses e burguesia), se unirem e mostrassem seu poder.
Sendo que na burguesia, o quem se destacou, foi a classe dos trabalhadores que se organizavam tanto politicamente quanto socialmente.
RESPOSTAS REFERENTES À REVOLUÇÕES
A França era um país absolutista, controlava a economia, a justiça, a política e até mesmo a religião dos súditos. A sociedade encontrava-se
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