TRABALHO DE FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA
Por: fabriciomis • 10/7/2022 • Trabalho acadêmico • 784 Palavras (4 Páginas) • 184 Visualizações
[pic 1]
Fabrício Misturini
RA8112190
TRABALHO DE FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA
PORTIFÓLIO 2
Trabalho apresentado ao Claretiano Centro
Universitário para a disciplina de
Fundamentos da Educação Inclusiva pelo Tutor.
Aparecida Helena Ferreira Hachimine
E a Professora Responsável Ana Maria Tessinari
Chapec[pic 2]ó SC
2022
Objetivo:
• Compreender qual a relação entre as fases históricas e as concepções sobre deficiências identificadas ao longo do desenvolvimento da Educação Especial.
• Compreender qual a relação entre as concepções de deficiência e as atitudes sociais diante das pessoas público-alvo da Educação Especial.
• Reconhecer as fases históricas da Educação Especial.
[pic 3]Descrição da atividade:
Com base nos estudos realizados até o momento, complete o quadro, a seguir, descrevendo cada fase da história da Educação Especial no Brasil e no mundo. Seu quadro deverá conter elementos que conceituam cada uma das fases:
[pic 4]
NEGLIGÊNCIA | Conhecida como fase da exclusão total. A Sociedade Greco romana valorizava a beleza e a era m abandonadas, perseguidas o u até mortas. Assim pode mos entender que era m excluídas perfeição , às pessoas que nasciam co m deficiência não correspondiam a esses padrões, elas da sociedade N a Idade Média, a sociedade concebia a pessoa com deficiência como algo sobre natural, as pessoas que nasciam com qualquer deficiência eram vistas como seres possuídos por demônios (epiléticos e psicóticos), portanto era m maltratadas e marginalizadas pela sociedade ; em contrapartida ha via aquelas pessoas como os cego s que eram vistos co mo vidente ou profetas. Curiosamente é neste período que se reconhecia a existência da alma no deficiente, sendo prescrita ora a dádiva da caridade, ora o açoite, De acordo co m Por muitas vezes o deficiente era considerado possuído pelo demônio, pois entendiam que quando faltava razão e a per feição a i estava o ‘ ma l “e em conseqüência disso era m freqüentes o ritual de flagelação, vítimas de torturas e das crueldades da inquisição ”. |
INSTITUCIONALIZAÇÃO | Na idade média, a sociedade medieval via deficientes como possuídas por demônios, sendo maltratadas e marginalizadas, e outros vistos como videntes e profetas, foi quando essas pessoas deixaram de ser totalmente negligenciadas e passaram a ser acolhidas em instituições de caridade, pois conforme Pessoti (1984) o interesse do acolhedor do deficiente, com base no ato de caridade, era a salvação, assim todos aqueles que eram considerados desviantes, deficientes, diferentes dos padrões de comportamento comum a sociedade, passaram a ser institucionalizado, daí a origem das Santas casas de misericórdia. |
[pic 5]
...