Teoria Politica
Ensaios: Teoria Politica. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Loreen • 31/10/2013 • 301 Palavras (2 Páginas) • 423 Visualizações
Considerado um dos grandes pensadores do século XX Norberto Bobbio nasceu na Itália em outubro de 1909 e morreu 09 de janeiro de 2004. Norberto Bobbio foi filósofo, escritor, senador vitalício italiano e fez parte do movimento de resistência que combatia a ditadura do fascismo .
No decorrer de sua carreira, escreveu vários livros, ensaios e artigos. Dentre os seus trabalhos podemos citar o livro escrito em 1955, Política e Cultura que vendeu na Itália mais de 300 mil cópias e foi traduzido para 19 idiomas, outro importante trabalho é seu ensaio de 1994, Destra e Sinistra, e também, uma de suas obras mais vendidas De Senectute e altri scritti autobiografici de 1996 . Visto o valor do trabalho Norberto Bobbio, iremos abordar nesta resenha um texto de sua autoria o capítulo VI e VIII, presente no livro Teoria das formas de governo.
Neste estudo, Norberto Bobbio faz uma investigação ao mesmo tempo histórico e conceitual da teoria das formas de governo na história do pensamento político. Dessa maneira, Bobbio mostra como alguns autores compreendem as formas de governo e de maneira prescritiva descreve as peculiaridade de cada forma de governo e faz juízos de valores sobre os mesmos. Com isso, o autor trata nos capítulos VI e VIII, respectivamente, da contribuição de Maquiavel à teoria política e discuti o pensamento político de Thomas Hobbes.
O autor inicia o capítulo VI ao mostrar a novidade presente no trabalho de Maquiavel expresso no seguite trecho:
“Maquiavel substitui a tripartição clássica, aristotélico polibiana, por uma bipartição. As formas de governo passam de três a duas: principados e repúblicas. O principado corresponde ao reino; a república, tanto a aristocracia como a democracia. A diferença continua a ser quantitativa (mas não só quantitativa) e é simplificada: os Estados são governados ou por uma só pessoa ou por muitas.
...