Teoria da Ética Moderna
Por: Ruan Lessa • 19/6/2016 • Projeto de pesquisa • 2.098 Palavras (9 Páginas) • 460 Visualizações
- Hume:
- Empirismo
- Cético Moderado
- Oposição do racionalismo cartesiano.
- Percepções individuais = Impressões ou ideias [pic 1][pic 2]
Originárias Derivadas
Sensações fortes Cópia pálida/fracas
- Sentir ≠ pensar[pic 3][pic 4]
Impressão ideia
- Nega validade universal do princípio de causalidade
- Hábito: Faz ultrapassar o dado e afirmar + do que a experiência –causalidade.
-Subjugados pelos sentidos e hábitos, reduz nossas certezas e probabilidades.
- A razão não fundamenta a moral pois esse é o papel do sentimento. [pic 5]
Colabora com as paixões orientadoras, discutir o que é verdadeiro ou falso.
- Paixões determinam a vontade.
- Kant:
- Contra Aristóteles (vida é boa quando você de forma plena cumpriu com sua finalidade cósmica: dignidade moral está no talento – natureza= talentos e virtudes)
- Não é a virtude, não é o talento natural nem seu pleno desenvolvimento que faz a dignidade moral de alguém.
- Moral é decidida pela boa vontade, o que importa é a maneira como você vai destinar o uso dos talentos.
- Dignidade moral está na decisão do que fazer (natureza – pulsões, desejos, apetites
- O trabalho compensa a falta de talento, se você se esforçar você ganha dignidade e moral, compensa no esforço, na dedicação, aquilo que lhe falta no talento natural.
- Dignidade moral tem como 1º característica o desinteresse.
- Vontade boa – mandamento, imperativo.
- Imperativo categórico - hipotético [pic 6][pic 7]
Ação necessária por sim mesma ação como meio
(Ter em vista o dever)
- Autonomia e dignidade.
- Imperativo - Dever - assumido pelo sujeito que se autodetermina, não é heterônoma (exterior e cega)
Autonomia e universalidade da lei moral= dignidade humana
Ser humano como fim e não como meio
Liberdade – moral iluminista- racional e laica
- Stuart Mill + Utilitarismo ético
- Repete a nova mentalidade democrática e burguesa, séc. XVIII – Inglaterra.
- Resultado mediado pelos seus efeitos práticos.
- Consequencialista cada pessoa deve articular os seus interesses particulares com os interesses mais comuns, de maneira que a sua ação seja boa, e proporcione a máxima utilidade a todas as pessoas envolvidas na ação.
- Ração boa- útil
- Ação moralmente correta- são consequências (se tornam boas ou más) se traduzem em felicidade, prazer para as pessoas. A avaliação da ação é medida pelo aumento da felicidade e a diminuição do sofrimento dos que são afetados pela mesma.
- Aritmética do bem-estar.
- Visa alcançar o maior valor da existência humana, a felicidade, no aspecto coletivo.
- Ser útil é o valor moral + elevado.
- Uma forma atualizada do hedonismo grego
- Bem é o que possibilita a felicidade e reduz a dor e o sofrimento beneficiando o maior número de pessoas.
- Nietzsche
- Recuperar as forças vitais, instintivas, subjugadas pela razão
- Critica Sócrates – reflexão moral como controle racional das paixões.
- Critica o cristianismo – desconfiança nos instintos – domesticou o ser humano.
- A moral é incompatível com a vida – ser humano se enfraquece, doentio e culpado. Critica a moral tradicional – transvaloração de todos os valores.
Valores são apenas humanos, demasiado humanos, foram criados.
- Instintos vitais foram submetidos e degeneraram.
- Denuncia a falsa moral, decadente, do rebanho de escravos cujo valores:
Bondade, humildade, piedade, amor ao próximo. Subjugação e negação dos valores vitais. Resulta passividade, paz. Repouso enfraquece, sua potência diminui. Ressentimento, culpa.
- Ressalta os valores comprometidos com o querer viver:
Moral dos senhores – positiva- conservação da vida- baseado no sim
Forte- força ativa
2 instintos fundamentais
Plenitude, acréscimo.
Funda-se na capacidade de criação, invenção. Resultado é a alegria- afirmação da potência
Além do homem – indivíduo que consegue se superar.
Sobre humano- transpõe os limites do humano = revalorar os valores, desprezar os que os diminuem e criar outros que estejam comprometidos com a vida.
Perspectiva além do bem e do mal= além da moral
- Vontade de potência
Vontade de poder- não do poder que domina os outros mais das forças vitais recuperadas pelo indivíduo, dentro de si num dionisíaco dizer sim ao mundo
Poder = força, vigor, capacidade
Virtude auto realização- cada um poder ser ele mesmo
- Niilismo- senso comum- negação, vazio, falta forma de conduzir a vida sem valores, deixar a vida te levar. Para ele, tem sentido ao contrário é aquele que pauta a vida por valores superiores- por você ter ideais, por você acreditar em valores superiores e absolutos você nega o mundo do que acontece, dos encontros, das energias vitais, das sensações.
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