Toc E Tourette
Exames: Toc E Tourette. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: bruna12345654321 • 17/11/2014 • 269 Palavras (2 Páginas) • 295 Visualizações
O que caracteriza os tiques cujo diagnóstico converge para a Síndrome de Tourette?
Dra. Ana Hounie – Os tiques são comportamentos involuntários e repetitivos. Quando eles aparecem em grande quantidade, vários tiques diferentes associados a vocalizações padronizada, estamos diante da Síndrome de Tourette (ST), um transtorno que se caracteriza por tiques motores e vocais crônicos. Considerada rara no passado, a ST tem sido alvo de crescente relevância na literatura e prática neuropsiquiátricas. Atualmente, estudos epidemiológicos têm demonstrado que sua freqüência é bem maior do que se supunha. Quando consideramos os casos mais leves, muitas vezes nem diagnosticados, encontramos na população infantil até 1% de ST. Acomete cerca de três a quatro vezes mais o sexo masculino do que o feminino e costuma estar associada ao Transtorno Obsessivo-Compulsivo (TOC).
A base neurofuncional desse transtorno está bem caracterizada?
Hounie – É um debate iniciado ainda no século XIX. No início, pensava-se que a origem fosse meramente psicológica. Freud abordou o tema e sua interpretação foi que os tiques seriam provocados por um algum conflito inconsciente. Hoje se considera o fator psicológico como agravante ou desencadeante e não como causa do tique. Na base dos tiques, existem disfunções funcionais que envolvem neurotransmissores cerebrais e a genética. Na Síndrome de Tourette, o componente genético é bastante importante, mas ainda não se conseguiu localizar o gene nem o cromossomo envolvidos. Suspeita-se que haja um gene no cromossomo 6 envolvido, juntamente com genes em outros cromossomos. Assim, a herança seria poligênica associada a fatores ambientais Nesse campo, porém, a única certeza é que existe um padrão familiar de transmissão tanto na Síndrome de Tourette quanto nos tiques crônicos.
...