Trabalho de Filosofia
Por: louisepguerrieri • 8/9/2015 • Trabalho acadêmico • 2.615 Palavras (11 Páginas) • 232 Visualizações
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FACULDADE SÃO BENTO
CURSO DE PSICOLOGIA
ADRIELLE LORDELO
ANDERSON SANTOS
LOUISE PRAIA GUERRIERI
MAURO
SERGIO PAIVA
SÃO TOMÁS DE AQUINO
SALVADOR
2015
ADRIELLE LORDELO
ANDERSON DOS SANTOS
LOUISE PRAIA GUERRIERI
MAURO
SERGIO PAIVA
SÃO TOMÁS DE AQUINO
Trabalho Avaliativo de Primeiro Semestre apresentado à Matéria de Filosofia do Curso de Psicologia da Faculdade São Bento, como requisito inicial para obtenção de nota.
Professor: Edes Andrade Pereira
SALVADOR
2015
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SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 8
2 BIOGRAFIA E OBRA 9
3 TESES DE SÃO TOMÁS DE AQUINO 14
3.1 TESE XIII 14
3.2 TESE XIV 14
3.3 TESE XV
3.4 TESE XVI
3.5 TESE XVII
3.6 TESE XVIII
3.7 TESE XIX
3.8 TESE XX
3.9 TESE XXI 15
REFERÊNCIAS 33
- INTRODUÇÃO
Este trabalho tem como objeto de estudo a obra de São Tomás de Aquino.
O objetivo geral do estudo constitui-se em identificar, dentro do contexto histórico de parte de uma de suas obras, traços psicológicos na filosofia de São Tomás de Aquino.
Os objetivos específicos desse estudo foram os capítulos primeiro a oitavo do Livro Os Princípios da Filosofia de São Tomás De Aquino – As Vinte e Quatro Teses Fundamentais.
Utilizou-se como base de sustentação teórica a abordagem das teses XIII a XXI. A metodologia utilizada..
. Quanto à estruturação, o trabalho está dividido em 6 partes. A primeira corresponde a esta breve Introdução, onde foram apresentados objeto e objetivos de estudo, as principais hipóteses, fundamentos teóricos, metodologia e estrutura. O capítulo 1, Fundamentação Teórica, é subdividido em 2 partes. Esse capítulo desenvolve uma reflexão de natureza teórica sobre a motivação e a Psicologia Motivacional na contemporaneidade e discute, ainda, a relação entre desempenho profissional e motivação. O capítulo 2, Caracterização da Organização, corresponde a um breve histórico do Salão de beleza “Você” com seu campo de atuação, objetivos, missão, visão, valores, estrutura organizacional, ambiente competitivo, social e econômico e número de colaboradores. O capítulo 3, Análise dos Dados, tratará da apresentação dos resultados da análise empírica que vai buscar subsídios para testar as hipóteses apresentadas anteriormente neste trabalho. O capítulo 4, Proposta de Intervenção, corresponde às principais sugestões a serem aplicadas na organização para a solução do problema. O último capítulo, Conclusão / Resultados Esperados, corresponde às principais conclusões que foram obtidas com o desenvolvimento da pesquisa e suas principais implicações.
- BIOGRAFIA E OBRA
Um menino que buscava o Absoluto
Mas, afinal, o que é a verdade? Esta era uma das perguntas que o pequeno Tomás fazia em seus tenros cinco anos de idade. Segundo um costume da época, sua educação foi confiada aos beneditinos de Monte Cassino, onde ele passou a morar. Vendo um monge cruzar com gravidade e recolhimento os claustros e corredores, puxava sem hesitar a manga de seu hábito e lhe perguntava: "Quem é Deus?" Descontente com a resposta que, embora verdadeira, não satisfazia inteiramente seu desejo de saber, esperava passar outro filho de São Bento e indagava também a ele: "Irmão Mauro, pode me explicar quem é
Deus?" Mas... que decepção! De ninguém conseguia a explicação desejada. Como as palavras dos monges eram inferiores à idéia de Deus que aquele menino trazia no fundo da alma!
Foi nesse ambiente de oração e serenidade que transcorreu feliz a infância de São Tomás de Aquino. Nascido por volta de 1225, era o filho caçula dos condes de Aquino, Landolfo e Teodora. Entrevendo para o pequeno um futuro brilhante, seus pais lhe proporcionaram uma robusta formação. Mal podiam imaginar que ele seria um dos maiores teólogos da Santa Igreja Católica e a rocha fundamental do edifício da filosofia cristã, o ponto de convergência no qual se reuniriam todos os tesouros da teologia até então acumulados e do qual partiriam as luzes para as futuras explicitações.
A vocação posta à prova
Muito jovem ainda, São Tomás partiu para Nápoles a fim de estudar gramática, dialética, retórica e filosofia. As matérias mais árduas, que custam até aos espíritos robustos, não passavam de um simples joguete para ele. Entretanto, nesse período de sua vida não avançou menos em santidade do que em ciência. Seu entretenimento era rezar nas diversas igrejas e fazer o bem aos pobres.
Ainda em Nápoles Deus lhe manifestou sua vocação. Seus pais desejavam vê-lo beneditino, abade em Monte Cassino ou Arcebispo de Nápoles, entretanto, o Senhor lhe traçara um caminho bem diverso. Era na Ordem dos Pregadores, recém fundada por São Domingos, que a graça haveria de tocar-lhe a alma. São Tomás descobriu nos dominicanos o carisma com o qual se identificou por completo. Após longas conversas com Frei João de São Julião, não duvidou em aderir à Ordem e fez-se dominicano aos catorze anos de idade.
Costuma a Providência Divina solidificar no cadinho do sofrimento as almas às quais confere um chamado excepcional, e São Tomás não escapou à regra. Quando sua mãe soube de seu ingresso nos dominicanos, tomou-se de fúria e quis tirá-lo à força. Fugindo para Paris, com o objetivo de escapar da tirania materna, o santo doutor foi dominado por seus irmãos que o buscavam com todo empenho. Após terem-no espancado brutalmente, procuraram despojá-lo de seu hábito religioso. "É uma coisa abominável - dirá depois São Tomás - querer repreender os Céus por um dom que de lá recebemos".
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