Trabalho de filosofia
Por: patipikinhinha • 2/4/2016 • Seminário • 1.405 Palavras (6 Páginas) • 3.612 Visualizações
[pic 1] [pic 2]
Trabalho de Filosofia
Professora: Erika
Acadêmicas: Francilene Michele Afonso dos Santos
Patrícia Da Silva Vera Cruz
ATIVIDADES
- Tendo em vista o tema inicial do capítulo, leia o dropes 1 e atenda às questões:
- Quais são os dois sentidos dados pela autora ao conceito de cultura?
R. Os dois sentidos da autora que contou a origem não é exata, é teórica sobre as origens da cultura. Um primeiro sentido – palavra e conceito – origem romana que significa “o cultivo da ideia” que inspira o ambiente à ecologia para ser sobrevivência, como diria, é a INTELIGENCIA que criar as novas ideias e invenções como se identificar sua existência do seu povo.Um segundo, outra coisa é “culto” dos deuses que sentir o espírito se desenvolver as ideias para satisfazer ao povo que gera o conhecimento humano.
- Considerando a etimologia da palavra cultura no sentido de “tomar conta”, que, segundo a autora, significa uma “atitude de carinhoso cuidado”, discuta qual é a importância, na educação, da conscientização sobre as questões ecológicas.
R Pode-se, de modo sucinto, avaliar que essa cultura ecológica em expansão traz, simultaneamente, conseqüências positivas e negativas. Positivas no sentido que difunde informações sobre problemas sócio-ambientais, influencia comportamentos, desperta para realidades até então esquecidas, assim como para novas possibilidades de ampliação da cidadania. Negativas na medida em que favorece o modismo, a abordagem superficial e acrítica de problemas que exigem reflexão profunda e análise pluridimensional. Negativas, ainda, devido à banalização e mercantilização excessiva da temática e à despolitização do problema. Essa despolitização implica numa leitura alienada do problema, que observa a crise ambiental sem enxergar suas causas profundas e sem questionar o modelo de desenvolvimento econômico,
- Em outro trecho, a autora completa “ Compreendemos por cultura a atitude para com, ou melhor, o modo de relacionamento prescrito pelas civilizações com respeito ás menos úteis e mais mundanas das coisas, as obras de artistas, poetas, músicos, filósofos e daí por diante". A que tipo de cultura se refere a autora? Por que em que sentido ela qualifica essas
R: Ela diz a cultura erudita é melhor do que cultura de massa, todo respeito a cultura não só pra escola, algum tem mais, como o centro social da cultura, dito que “Para” como servir a comidas não dá botar as ideias, as invenções e as criatividades, Corretamente é “Com”, as culturas são com as pessoas, os grupos sociais, as faculdades. obras como as menos úteis e mais mundana?
2)Explique por que indivíduo e sociedade são pólos inseparáveis, mas ao mesmo tempo distintos. E em que sentido essa distinção é importante para definir a prática educativa.
R: Sociedade e indivíduo são pólos inseparáveis pois um complementa o outro na dialética da vida, cada um com seu tipo de cultura.. Sociedade teria a cultura erudita, cultura popular, cultura de massa. Indivíduo é a Cultura popular individualizada. O criador individual sofre o distinção que toda obra-prima é sua própria cultura, sob a dificuldade à pratica educativa.
4) Após explicar sucintamente e com suas palavras as diferenças entre cultura erudita, popular, de massa e cultura popular individualizada, dê exemplos de obras de cada um dos quatro tipos, diferentes daqueles indicados no livro, considerando a sua vivência pessoal.
R:A cultura erudita é a alta elite para os gênios saídos da faculdade, despreza a sociedade tem a cultura popular, como dizem isso é inferior e pouco importante. A cultura popular individualizada é o alto status da cultura popular, Capaz de criar sua própria obra-prima; escritor pelos livros, músicos pelas musicas, artistas pelos quadros. Não relacionar muito forte com a cultura erudita nem cultura popular, pelo menos a cultura de massa. Mas os adorados inspiram a glória da cultura popular individualizada, criam às semelhanças.
5) A partir do dropes 3, atenda às questões:
a) Quais são os dois aspectos destacados pelo autor para justificar a importância do folclore como valor educativo?
Para o autor a importância de ensinar o folclore é conhecer as culturas de povos diferentes.
b) Faça em sua classe o levantamento das brincadeiras de infância típicas das representações folclóricas.
R:Dentre varias brincadeiras folclóricas lembradas foi a cabra cega, amarelinha, esconde esconde entre outras...
- Analise o significado dos efeitos da globalização, quando são introduzidas brincadeiras típicas de outros países, tais como o Halloween ( Dias das bruxas) e outras.
Os efeitos da globalização quando são introduzidas brincadeiras típicas de outros países são meramente de cunho de conhecimento de outras culturas, pois no nosso país as tais brincadeiras não tem repercussão e não são bem assimiladas e não aceitas.
6) Com relação à cultura de massa, atenda às questões:
a) Quais são as polêmicas em torno da cultura de massa? Como você se posiciona a respeito delas?
R: A cultura de massa gera muito polêmicas, por exemplo, Pânico na TV faz o espetáculo mais vulgar no horário nobre da band, fazendo uma alienação em massa, levando simplesmente ao culto da bunda, mostrando o lado vulgar da exploração do corpo da mulher. Esse tipo de cultura na minha opinião é desprezível, só leva a banalização ao sexo, piadas excrotas e boçal.
...