Valores Etico, Civico E Morais Na JucentudeAngolana
Monografias: Valores Etico, Civico E Morais Na JucentudeAngolana. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Still • 30/7/2013 • 1.242 Palavras (5 Páginas) • 1.881 Visualizações
ÍNDICE
Introdução ………………………………………………………………………………2
Os valores ético, cívico e morais na juventude angolana………………………………..3
Conceito de ética………………………………………………………………………...4
Conceito de cívico……………………………………………………………………….5
Conceito de moral………………………………………………………………………6
INTRODUÇÃO
OS VALORES ÉTICO, CÍVICOS E MORAIS
NA JUVENTUDE ANGOLANA
O resgate de valores cívicos e morais, apontou, permitirá ainda a desenvolver cada vez mais o país de forma harmoniosa e com espírito de amor ao próximo. “A contenção da perda de valores morais, cívicos e éticos passa pela educação e reestruturação das famílias como o núcleo para edificação de uma sociedade justa”, asseverou.
Para o palestrante, antigamente dançava-se tradicional, rebita, cabetula, bem como organizava-se campeonato de futebol de bairros, onde os participantes compravam uma taça e outras pessoas colectivas e singulares adquiriam o equipamento, iniciativas que hoje não se vêem.
Por seu turno, o presidente nacional do MASA, António Alcino Sauanga, disse que os objectivos da sua agremiação é o de desenvolver acções solidárias junto das famílias mais vulneráveis, partindo do princípio de que o governo precisa de apoios de parceiros da sociedade civil para fazer chegar as comunidades aquilo que necessitam.
Neste contexto, enalteceu o esforço do Executivo, chefiado pelo presidente José Eduardo dos Santos, na implementação do programa de combate à fome e à pobreza, visando à melhoria da qualidade de vida das populações.
O encontro, promovido pelo Movimento de Apoio Solidário de Angola (MASA), contou com a participação de jovens estudantes.
CONCEITO CIVICO
Realidade sociocultural madeirense tem ganho nos últimos anos, novas dinâmicas, graças aos novos equipamentos culturais, que um pouco por toda a Ilha são elementos caracterizadores das novas políticas no âmbito da cultura e da acção social.
Os Centros Cívicos, espaços comunitários que povoam muitas das freguesias rurais da Madeira têm funcionalidades muito específicas e uma dinâmica, que em muitos casos, não têm a devida correspondência com valências que albergam.
O conceito que tenho de Centro Cívico revestisse do espírito da Animação Sociocultural. Esta ideia é sustentada no trabalho que o exercício da minha prática profissional, enquanto Animador Sociocultural numa autarquia tem permitido (re)construir de tal equipamento sociocultural polivalente; porque, temos o privilégio de poder ter como recursos permanentes ao serviço da Animação Sociocultural, dois Centros Cívicos no espaço territorial do município.
Estes equipamentos favorecem o desenvolvimento de um projecto cultural, no qual cada actor social é protagonista da acção, um espaço de partilha e de encontro de grupos e destes em correlação com a comunidade, através da metodologia da Animação Sociocultural. A intervenção territorial do serviço sociocultural autárquico faz-se com recurso aos Centros Cívicos enquanto espaços dinamizadores da promoção do associativismo, capacitação da formação do voluntariado aliada à participação cidadã, da promoção cultural, criação e descentralização culturais, em síntese, um equipamento ao serviço da Animação Sociocultural e consequentemente do desenvolvimento cultural comunitário.
A polivalência e flexibilidade dos Centros Cívicos como equipamentos socioculturais vocacionados para animar os bairros são uma plataforma para a definição de estratégias face às novas realidades emergentes da vida social e da interacção das populações. Creio, que eles são elementos chave na nova dinâmica sociocultural a nível municipal, um recurso frutífero para o desenvolvimento e concretização de projectos no âmbito da Animação Sociocultural.
A notícia dá conta de um novo empreendimento imobiliário em Almada - o Centro Cívico do Pragal. O destaque da notícia despolotou em mim, um sentimento de alguma satisfação, talvez, porque as entidades públicas locais/nacionais estivessem possuídas de uma sensibilidade que infelizmente, nós pagamos para ver nas pessoas com responsabilidades em matéria dos pelouros da cultura, educação, juventude e acção social. Mas não, pelo contrário, a leitura completa do texto levou-me a concluir que se trata de um investimento que visa dotar a Cidade de Almada de um novo centro de escritórios, comércio e lazer. Aqui reside a minha desilusão.
CONCEITO ÉTICO
Ética é a parte da filosofia dedicada aos estudos dos valores morais e princípios ideais do comportamento humano. A palavra "ética" é derivada do grego ἠθικός, e significa aquilo que pertence ao ἦθος, ao caráter.2
Diferencia-se da moral, pois, enquanto esta se fundamenta na obediência a costumes e hábitos recebidos, a ética, ao contrário, busca fundamentar
...