Condutores E Inibidores De Valores Eticos
Pesquisas Acadêmicas: Condutores E Inibidores De Valores Eticos. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: ivancrl • 2/6/2013 • 255 Palavras (2 Páginas) • 670 Visualizações
CONDUTORES E INIBIDORES DOS VALORES ETICOS:
Os atos éticos são exclusivos dos seres humanos, realizados por sujeitos éticos. Estes devem ter liberdade de pensamento, sem serem coagidos por forças internas ou externas. Os atos éticos devem ser livres, voluntários e conscientes. Para serem julgados eticamente é preciso que se caracterizem por afetar pessoas, o meio ambiente ou à coletividade.
NORMAS E CONDUTAS ÉTICAS:
A Moral é o principio da ética, ser honesto em qualquer situação, fazer o que disse e prometeu, agir com responsabilidade, não roubar ou afetar diretamente o outro tirando alguma vantagem da situação ou negociação.
As condutas éticas devem ser livres, voluntarias e conscientes.
Observa-se, então, que a moral é dinâmica, ou seja, ela pode mudar de valor de acordo com o contexto em que esteja inserida.
Aristóteles, em seu livro A Política, descreve que "os pais sempre parecerão antiquados para os seus filhos". Essa afirmação demonstra que, na passagem de uma geração familiar para outra, os valores morais mudam radicalmente.
Outro exemplo é o de que moradores de cidades praianas achem perfeitamente normal e aceitável andar pelas ruas vestidos apenas com trajes de banho, ao passo que moradores de cidades do interior vêem com estranheza esse comportamento. Essa mudança de comportamento e de valor é provocada pela diferença de cultura.
Outras ferramentas para aplicar normas éticas:
Empregar somente argumentos verdadeiros na tarefa de convencer com quem negocia a escolher seu produto ou serviço;
Não omitir do cliente dados ou informações relevantes na decisão de compra do mesmo.
Não subornar para obter uma decisão de compra dos seus produtos ou serviços.
...