É impossível tirar do mal o bem
Por: Brenno Eugenio • 15/9/2019 • Artigo • 276 Palavras (2 Páginas) • 168 Visualizações
É impossível tirar do mal o bem
Várias pessoas utilizam a expressão os fins justificam os meios para amenizar ou explicar certos atos, como: fazer justiça com as próprias ou passar a cola da prova para um amigo. Deste modo, todas estas ações mesmo que tenham boas intenções são incorretas.
Segundo o padre Albuquerque, doutor em Filosofia Moral, é impossível tirar do mal o bem, mesmo que seja realizado determinado ato para ajudar alguém, por exemplo, passar as respostas da prova para um amigo que está tendo dificuldade em realizar. Quando se realiza está ação várias pessoas estão sendo prejudicadas e injustiçadas, especialmente, o aluno que passou a cola e o amigo que colou. Por fim, os dois trapacearam.
Uma outra justificativa contra esta expressão é a história de Robin Hood, um homem que roubava dinheiro dos nobres para entregar aos pobres, mas é uma atitude errada porque roubou de outros indivíduos, ele poderia ter solicitado a essas pessoas uma quantia de moedas para ajudar os mais necessitados.
A Beata Irmã Dulce passava de porta em porta pedindo alimentos aos pobres e em alguns casos as pessoas cuspiam em suas mãos, ela limpava a mão e falava, isto é para mim e agora quero um alimento para meus pobres. Momento algum a freira precisou roubar para saciar a fome das pessoas.
Portanto, os fins não justificam os meios, não importa qual seja o fim, é preciso realizar ou utilizar o meio correto para que se possa realizar de modo ético. Como argumenta Jesus Cristo em suas parábolas, apenas as árvores boas podem dar ótimos frutos. Sendo assim, não se deve combater o mal com o mal, mas com o bem.
...