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Ética 1 - EAD Anhanguera

Por:   •  23/5/2016  •  Resenha  •  351 Palavras (2 Páginas)  •  415 Visualizações

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Ética e Relações Humanas no Trabalho

Ética - > Ethos -> bons costumes

Uma linha de pensamento debatida até  hoje:

Consequencialistas:

        O valor de uma conduta depende das consequências dela. Se a sua ação gera um bom resultado, você agiu bem.

Consequecialismo Pragmático:

        Julga os resultados que a ação trouxe para o próprio indivíduo. Ex.: achei uma carteira e não devolvi. Bom para mim. (egoísmo vigora)

Consequencialismo Utilitarista:

        Uma boa conduta é aquela que leva a satisfação ao maior número de pessoas possíveis.

O pensamento consequencialista não julga as ações, mas os resultados. Ex.: Hitler exterminou parte dos judeus com o apoio da maioria alemã.

Um filósofo percebeu essas brechas no sistema consequencialista.

Immanuel Kant (1724 – 1804)

        Propôs que se criasse uma conduta por seu próprio valor e não pelo valor de suas conquências.

        Para ele, as condutas deveriam ser avaliadas com base em princípios.

        No embate entre dois princípios, deveria vencer aquele que fosse universalizável, o que fosse naturalmente aceitável por todos.

        Imperativo Categórico: todo ser racional pode deduzir por si mesmo como deve agir em sociedade.

PERSPECTIVA NORMATIVA: as regras a serem obedecidas;

PERSPECTIVA APLICADA: modo de agir.

Podemos definir que a Ética é um conjunto de regras de condutos para um determinado contexto, sob determinadas condições sociais, geoconômicas, econômicas e culturais.

Maquiavel: Os fins justificam os meios. (aliado ao Consequencialismo Pragmático)

O que era ético antigamente, pode não ser ético hoje. A ética é relativa.

[pic 1]

Clóvis de Barros Filho:

        Ética ligada ao grupo. Pretensão de ser universal.

        Moral ligada ao indivíduo. Cabe a cada um decidir se pratica ou não os princípios éticos determinados na sociedade.

A Moral implica a liberdade de escolha.

Banca de Jornal na Suíça

NÃO ROUBAR – princípio de ética.

EM RELAÇÃO A UMA PESSOA QUE NÃO ROUBA – moral.

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