Ética e a jurisprudência
Ensaio: Ética e a jurisprudência. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: AryAraujo • 26/11/2013 • Ensaio • 398 Palavras (2 Páginas) • 261 Visualizações
A---------
Quais princípios éticos foram violados? Justificar sua resposta
Ética e a jurisprudência
A ética esta muito presente na jurisprudência, pois o enfoque ético e moral está quase que sempre presentes nas decisões judiciais tanto na foram explicita como ocultos, isto pode ser muito bem observado nas sumulas vinculantes espalhadas pelo mundo jurídico.
Diante disso, nenhuma outra profissão se coloca de forma tão contundente dentro do debate ético como a advocacia. E isto é histórico. Não que seja a única das profissões a transitar sobre este solo. Contudo, a temática ética integra a própria essência da profissão e é sobre ela que falaremos no próximo parágrafo.
O debate ético na advocacia...
B--------------
Em sua opinião, por que se exige uma postura ética dos profissionais?
A postura Ética do Advogado na sociedade é de fundamental importância
para a sociedade. Ele, habilitado para a prática jurídica, tem o dever de defender os interesses de seus clientes e, com isso, promover a justiça por meio de sua capacidade de persuasão e raciocínio.
Como operador do Direito, deve se comportar de maneira ética, visando sempre à defesa de seus clientes e colaborando para o desenvolvimento social, econômico e a promoção da justiça.
C-------------
Existe profissão que pode ser menos ética que a jurídica? Justificar sua resposta.
Não.
Acontece que, em geral, as profissões apresentam a ética firmada em questões muito relevantes que ultrapassam o campo profissional em si. Questões como o aborto, pena de morte, seqüestros, eutanásia, AIDS, por exemplo, são questões morais que se apresentam como problemas éticos - porque pedem uma reflexão profunda e, um profissional, ao se debruçar sobre elas, não o faz apenas como tal, mas como um pensador, um "filósofo da ciência", ou seja, da profissão que exerce. Desta forma, a reflexão ética entra na moralidade de qualquer atividade profissional humana.Sendo a ética inerente à vida humana, sua importância é bastante evidenciada na vida profissional, porque cada profissional tem responsabilidades individuais e responsabilidades sociais, pois envolvem pessoas que dela se beneficiam.
D---------
Por que a ética é tão importante na profissão jurídica?
A ética é importante na profissão jurídica, porque no cotidiano nos deparamos com infinitas situações, no qual há de se exigir o mínimo de orientação ética. O homem do estudo publico tem como dever examinar o direito do cidadão,usando sua conduta,que reflete na sociedade em que se atua,no caso é necessário que se tenha prudência e conhecimento da deontologia jurídica para ser um bom profissional.
...