A Caminho De Kandahar
Exames: A Caminho De Kandahar. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: John9932 • 30/11/2014 • 274 Palavras (2 Páginas) • 461 Visualizações
A Caminho de Kandahar
.
Nafas (Niloufar Pazira) é uma jornalista afegã que vive e trabalha como refugiada no Canadá. Ela recebe uma carta de sua irmã menor que ficou no Afeganistão, avisando que decidiu se suicidar antes do próximo eclipse solar. A irmã menor foi mutilada com uma “boneca minada” (*) e perdeu as duas pernas. Nafas decide fazer o caminho de volta e entrar em Kandahar sem ser notada, atravessando a fronteira entre o Irã e o Afeganistão para tentar salvar sua irmã.
Num país dominado desde 1996 pelo Taleban (baseado no fundamentalismo islâmico), as mulheres não possuem direito algum. São obrigadas a usarem a burka (véu escuro que as cobre da cabeça aos pés) e nem mesmo podem receber socorro médico sozinhas.
Este drama/documentário/ficção foi roteirizado, dirigido e editado pelo cineasta iraniano Mohsen Makhmalbaf e surgiu a partir de uma história real vivida por ele. Definido pelo próprio diretor como ‘uma versão ficcionalizada da história’, Makhmalbaf, diz que ela é incompleta: “Se eu mostrasse toda a tristeza que vi, ninguém acreditaria.”
Interpretado em sua maioria por amadores e realizado em locações autênticas (provavelmente correndo riscos), o filme nos dá de forma poética um testemunho chocante. Se não chega a ser uma obra-prima do cinema, até pela precariedade com que foi feito, a denúncia não poderia ser mais justa e oportuna.
Safar E Gandehar (título original) foi filmado entre 2000 e lançado em 2001, e Makhmalbaf passou a ser considerado um visionário, depois do ataque às torres gêmeas de Nova York, em 11 de setembro. Todos queriam assistir ao filme que mostrava ao mundo o terror que o Taleban impunha a seu próprio povo, principalmente às mulheres.
...