A Cartografia Prática Pedagógica
Por: Evanita De lara • 24/10/2021 • Trabalho acadêmico • 1.344 Palavras (6 Páginas) • 136 Visualizações
[pic 1]
Evanita de Lara
RA: 8148744
POLO: Blumenau –SC
TUTOR:
Prática Pedagógica – Portfólio 1
Este Portfólio consiste em realizar uma análise sobre os conteúdos mais importantes da disciplina, que são o arcabouço teórico da formação do professor de Geografia, identificando, a partir das respostas às questões discursivas apresentadas, a importância das duas matérias para a análise e explicação sobre o contexto atual, de forma mundial e local.
a) Descrição da atividade:
Esta atividade deverá ser desenvolvida da seguinte forma:
Leia as questões solicitadas com atenção, exercite, com calma, a análise interpretativa do enunciado da questão, evidenciando a ideia central da pergunta e as ideias secundárias que reforçam a central.
Responda as questões dissertativas (se necessário, utilize o material indicado para leitura na disciplina para consulta).
Questão 01
O mapa é um recurso essencial da linguagem geográfica na análise espacial. Ele deve ser constituído por elementos essenciais, denominados elementos do mapa. Assim, apresente os quatro elementos que devem constar em mapas e informe a utilidade de cada um desses deles para a adequada leitura cartográfica no ensino da Geografia.
Título do mapa indica o tema, com informações gerais podendo ser localidade, se for histórico o tempo com precisão temporal, o título é primeira informação em um mapa
Legenda é a especificação do significado aos símbolos que constam no mapa, normalmente em forma ícones, usa-se uma sequência de cores representando uma área, um avião para representar aeroporto, azul para designar água ( rios ,lagoas) verde para floresta e área de vegetação, usa-se uma sequência de cores
A orientação cartográfica geralmente, ela apresenta-se nos mapas com uma seta apontando para o norte (N), mas também pode ser indicada por uma rosa dos ventos, indica os pontos cardeais que são necessários para que o leitor tenha uma noção da posição relativa
A escala, outro importante elemento, é a proporção matemática entre a área real e a sua respectiva representação cartográfica. Existem dois tipos de escala, a numérica e a gráfica, ambas presentes no exemplo do mapa acima.
Questão 02
(ENADE, 2011, adaptado) Os sensores são dispositivos idealizados para captar a energia eletromagnética proveniente de objetos e feições naturais sobre a superfície da Terra, tais como casas, edifícios, rodovias, rios, rochas e matas, e para transformá-la em dados, imagens e outros produtos imprescindíveis ao ser humano. Esses sensores são colocados a bordo de aviões e satélites, os quais passam a exercer a função de plataformas que, situadas a determinada distância da superfície terrestre, obtêm os dados. Essa fase do sensoriamento remoto pode ser definida como a etapa de aquisição de dados. MORATO, R. G. Técnicas de sensoriamento remoto. In: VENTURI, L. A. B. (Org.). Geografia: práticas de campo, laboratório e sala de aula. São Paulo: Sarandi, 2011.
As técnicas de sensoriamento remoto permitem a obtenção de informações a respeito de áreas de difícil acesso, o que reduz o custo na obtenção de dados. Por meio delas, são examinadas áreas extensas e é realizado o monitoramento temporal em função da repetição das imagens de satélite. Observe a Figura 1 e a legenda a seguir.
[pic 2]
[pic 3]
Figura 1 Temperatura aparente da superfície para a data de 3/9/1999 – hora local às 9h57 min.
A Figura 1 apresenta a espacialização da temperatura aparente da superfície para a cidade de São Paulo. Baseado nesta figura, avalie as afirmações a seguir identificando as verdadeiras (são duas afirmações verdadeiras). Para as falsas, justifique a sua resposta apresentando os seus erros:
I. As áreas em tons de vermelho apresentam as temperaturas mais elevadas, em razão da maior presença de edificações, da cobertura do solo com asfaltos e da reduzida área verde.
II. As áreas em tons de azul apresentam as temperaturas mais reduzidas, em razão da presença de cobertura vegetal e de corpos hídricos.
III. As áreas em tons de vermelho apresentam as temperaturas mais elevadas em razão da maior presença de cobertura vegetal e presença de corpos hídricos.
IV. As áreas em tons de azul apresentam as temperaturas mais reduzidas em razão da presença de edificações, da cobertura do solo com asfalto e da reduzida área verde.
V. A área central da figura apresenta temperaturas reduzidas e as áreas ao sul, temperaturas mais elevadas.
Questão 03
O que é a cidade? Essa pergunta deveria ser fácil de ser respondida, afinal, segundo o censo do IBGE (2010), a população urbana do Brasil é de 84,35 %. Logo, é bem provável que você viva em uma cidade, ou, ao menos, já esteve em uma. Se pensarmos na palavra cidade, certamente conseguiremos fazer várias analogias: prédios, ruas, semáforos, pessoas, carros, congestionamento, ruídos, falta de tempo etc. As cidades possuem variações de lugar para lugar, variam no espaço e no tempo. Diferentes configurações e modos de vida definem a cidade, que tem a concentração de pessoas, serviços e mercadorias como seus elementos formadores.
Sabendo disso, responda às seguintes questões:
O que é tecido urbano? Quais são os elementos presentes no tecido urbano?
É uma rede de elementos encontrados em construções residenciais, comerciais, edifícios, sistemas viários, quadras, lotes, terrenos, que constituem uma cidade
O que é o sítio urbano? Qual a sua importância para o desenvolvimento da cidade?
Lugar onde a cidade está se formando e, desse modo, influencia seu desenvolvimento e cultura, especialmente quanto ao seu aspecto natural que pode favorecer ou atrapalhar seu desenvolvimento.
Quais modelos foram desenvolvidos para auxiliar o estudo da estrutura espacial urbana?
A estrutura espacial urbana pode ser analisada e entendida a partir de suas características e sua configuração, influenciando em sua estrutura espacial podendo atuar em uma lógica de cooperação
Como você pode definir Lugar na ciência geográfica?
O lugar forma um característica mais compreensiva, sendo considerado como o espaço conforme a percepção humana, constituindo-se a partir de relações de afeição e identidade. Um exemplo de lugar, para uma pessoa, é casa dos avós, escola, universidade
...