TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A EVOLUÇÃO DO CONHECIMENTO CLIMÁTICO

Por:   •  16/10/2018  •  Abstract  •  259 Palavras (2 Páginas)  •  267 Visualizações

Página 1 de 2

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

 CTC-INSTITUTO DE GEOGRAFIA DEPARTAMENTO DE GEOGRAFIA FÍSICA

 CLIMATOLOGIA 1 (2018. 2) – PROFESSOR: ANTONIO OSCAR JÚNIOR  

Rodrigo Manasfi Areas dos Santos              

 

 

EXERCICIO 01: A EVOLUÇÃO DO CONHECIMENTO CLIMÁTICO

 

a) Destaque os grandes marcos, históricos, científicos e tecnológicos, que permitiram uma reorientação teórica e metodológica nas ciências atmosféricas?

 A partir do século xix tornou perceptível o grande desenvolvimento de mapas climatológicos, desde Alexander von Humboldt com o tratado sobre as temperaturas globais (contendo um mapa de isotermas anuais médias para o Hemisfério Norte), ate Hann com seu livro Handbook of Climatology.

O período entre guerras e o período da guerra fria foram muito produtivos para a climatologia, pois desde a criação dos meios de comunicações, desde o celular portátil ate a internet, o que facilitou estudos climatológicos através de comparações em diferentes áreas no planeta. Satélites foram essenciais para se ter imagens precisas de movimentação de massas de ar, e para compreender melhor a terra.

 

 

b) Através da evolução do conceito de clima, explique o que fundamenta a existência de uma Climatologia Geográfica, estabelecendo diferenças entre a práxis do Geógrafo e de outros profissionais.

Climatologia geográfica se preocupa nos eventos envolvendo clima, mas com pensamentos voltados a como isso impacta na vida das pessoas e do ambiente em que um fenômeno acontece. Já o meteorologista, se preocupa mais com dados quantitativos e com  foco o estudo dos processos atmosféricos e a previsão do tempo.

 

 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.6 Kb)   pdf (64.4 Kb)   docx (10.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com