A EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA E A FORMAÇÃO DOCENTE DO DISCURSO À PRÁTICA
Por: 862003 • 6/5/2017 • Resenha • 537 Palavras (3 Páginas) • 342 Visualizações
[pic 1]UNIVERSIDADE FEDERAL DE RORAIMA [pic 2]
INSTITUTO DE GEOCIÊNCIAS-IGEO
DEPARTAMENTO DO CURSO DE GEOGRAFIA
GERCIANE FERREIRA DE JESUS
RESUMO SOBRE A EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA E A FORMAÇÃO DOCENTE
DO DISCURSO À PRÁTICA
Boa Vista-RR
2017
O trabalho sobre a extensão universitária e a formação docente do discurso à prática vem nos mostrar a relação existentes entre a universidade e a escola, e o interesse que há entre esses órgãos que é apenas de troca. Nesse sentido o estudo apresenta que durante essa troca, deve haver um maior vinculo entres os dependentes desse processo, e não somente durante o de estagio obrigatório como também a presença dos acadêmicos na escola durante o período de sua formação.
Os autores levantam a temática de que os professores necessitam de um maior tempo de planejamento para produzirem materiais didáticos, e ressaltam também a importância do material didático como sendo um facilitador nos conteúdos de difícil assimilação, e que esses recursos quando fabricados pelas industrias muitas vezes não abrangem a realidade das dificuldades de cada região. Além disso o professor tem que sanar a dificuldade de cada aluno.
Desta forma esta pesquisa de extensão visa impulsionar outras universidades para a prática da extensão em cursos de graduação, para gerar uma troca maior de saberes entre universidade e a escola tornando a universidade uma parceira no sentido de melhorar tanto a aprendizagem dos acadêmicos quantos dos alunos bem como no sentido de ajudar o professor na confecção de jogos lúdicos melhorando suas práxis no processo ensino e a aprendizagem.
Neste estudo eles propõe toda uma análise acerca do processo de utilização do material didático que vai desde a criação até a sua aplicação levando em conta que se tem deixado mais a utilização dos materiais padronizados onde eles julgam incapazes de contemplar todas as particularidades de cada aluno em sala de aula.
Deste modo a pesquisa é importante para se pensar nessa conexão escola e universidade como o melhoramento da técnica de construção do conhecimento como um todo. O aprendizado do educador é um se reinventar constante de suas concepções e metodologia, sobretudo, a partir da certeza da individualidade de cada educando e, consequentemente, da identidade de cada turma.
Os autores lembram que não se deve também apenas se prender aos jogos didáticos e que eles não suprem a explanação oral ou anulem outras metodologias mas servem para enriquecer suas aulas ou reinventa-las.
Nos mostram também que há desafios a serem superados para a efetiva utilização desses materiais didáticos como a transposição didática onde tem que ser trabalhado um conteúdo por trás do jogo didático onde, o nível em que se encontra os alunos para que possa ser introduzido um novo conteúdo, desta forma levantando uma questão importantíssima é a relação acadêmico e professor sendo uma ajuda mútua no sentido de troca, o professor vai sendo auxiliado quanto ao tempo que precisar na confecção do material pelo discentes e o mesmo poderá estar aprendendo mais metodologias para transpor um conteúdo.
...