A Economia e Legislação Mineral
Por: Felipe Rodrigues • 11/2/2019 • Pesquisas Acadêmicas • 860 Palavras (4 Páginas) • 1.534 Visualizações
DISCIPLINA: ECONOMIA E LEGISLAÇÃO MINERAL
13/JUNHO/2017
QUESTÕES
1. Liste e explique sucintamente os quatro princípios da tomada de
decisão. Depois, observe as reais situações de seu cotidiano e veja
se são aplicados a elas os quatro princípios.
- Pessoas fazem trocas: É importante saber o que é realmente importante para se fazer as escolhas corretas. Quando se vai ao mercado, temos de escolher o que é realmente vital, para que não extrapolemos o orçamento.
A primeira das lições acerca da tomada de decisões se resume no dito popular de que ´Nada é de graça`. Para obter alguma coisa de que desejamos, em geral temos de abrir mão de outra coisa da qual gostamos. Tomar decisões exige comparar um objetivo com outro (MANKIW, 1999).
- O preço está relacionado com o que você deiste para conseguir aquilo: Para conseguir comprar uma casa, você deve ter em mente que durante um tempo, terá uma parcela para pagar e que o valor da parcela não estara disponivel durante um tempo. Neste caso, você estaria abrindo mão do dinheiro.
Como as pessoas enfrentam tradeoffs, a tomada de decisões exige a comparação dos custos e benefícios dos vários cursos de ação. Em muitos casos, contudo, o custo de alguma ação não é tão óbvio como poderia parecer à primeira vista” (MANKIW, 1999).
- Pessoas pensam na margem: Ao adquirir algo, as pessoas sempre pensam na margem, medem os prós e contras para determinar qual marca, por exemplo, se deve comprar.
Muitas decisões na vida envolvem a efetivação de pequenos ajustes incrementais a um plano de ação existente. Os economistas os denominam alterações marginais. Em muitas situações, as pessoas tomarão decisões melhores se pensarem na margem” (MANKIW, 1999).
- Pessoas respondem a incentivos: As pessoas podem ser levadas a tomar algumas decisões quando recebem um incentivo. Por exemplo, quando sabemos que determinado lugar te dá descontos em uma compra futura.
Como as pessoas tomam decisões comparando custos e benefícios, seu comportamento pode mudar quando os custos ou os benefícios se alteram. Isto é, as pessoas respondem a incentivos (MANKIW, 1999).
2. Propomos que você verifique como anda o comércio na sua região.
Há muitas especialidades? Como isso impacta, ou seja, como
isto reflete na economia, e no ritmo de desenvolvimento da sua cidade e região?
Foi-se a época onde algumas pessoas faziam muito, hoje as pessoas se especializam em um ramo, afim de terem melhor desempenho. Quando mais especialição, melhor desempenho e eficiência, assim, as coisas tendem a evoluir rapidamente
3. Após ter lido sobre produtividade, como você poderia explicar
por que o comércio entre países pode melhorar a vida das pessoas?
As trocas de recursos, conhecimentos, experiências e tecnologias fazem com que certas decifiências sejam suprimidas, assim o comércio evolui rapidamente.
4. Explique como você entende o ditado dos economistas que diz
que “não existe almoço grátis”.
Para se ter algo, temos de abrir mão de outra coisa. Na sociedade atual, tudo está relacionado a trocas. Se você pretende adquirir algo, tem que dar algo em troca, dinheiro, trabalho, etc.
5. Liste os bens e serviços livres e econômicos existentes no seu
município. O que você achou dessa lista?
Bens Livres: são os bens que cada um de nós pode utilizar sem ter de entregar moeda ou trabalho em troca. Estes bens existem na natureza numa quantidade superior à necessária para a satisfação de todas as carências dos indivíduos. São os rios, parques, o ar
Bens Económicos: são os bens que o Homem tem de despender um valor monetário ou trabalho para os utilizar. São bens escassos, em que existe um desajustamento entre a quantidade necessária e a quantidade existente desses bens
...