A Educação em Rede
Por: agmadoenha • 15/5/2018 • Artigo • 362 Palavras (2 Páginas) • 242 Visualizações
APII
Unidade II - Educação em Rede
O texto aborda que a princípio e até meados dos anos 70 a religião predominante no Brasil era a católica, e logo após nos ano 80, houve uma redução dos praticantes da mesma mas ainda com o numero maior de porcentagem. Já no inicio dos anos 90 houve uma mudança grande e notada onde quase 3% da população se aderiu á religião evangélica e em destaque do segmento pentecostal , e assim, o segmento católico acaba declinando. Dos anos 90 ao ano 2000 houve um pequeno aumento da população que referia ser espírita, com aumento de 2% e da população sem religião um aumento de 4%.
Já na década de 2000 acontece um grande "pulo" de população evangélica nas grandes regiões do Brasil, a religião católica teve uma grande redução em todo o país, prevalecendo nas regiões Sul e Sudeste, já a espírita teve um grande aumento na região Sul e Sudeste. Foi levantado que na década de 2010 que as religiões são caracterizadas de acordo com as regiões, sexo, idade e raça. A população católica tem maior áreas rurais, Região do Nordeste, o sexo que prevalece é o masculino, idade de 80 anos ou mais e a raça prevalente é branca, na evangélica tem maior áreas urbanas, Região Centro-Oeste, o sexo que prevalece é o feminino, idade de 5 a 9 anos e a raça prevalente é parda, na espírita tem maior áreas urbanas, Região Sudeste, o sexo que prevalece é o feminino, idade entre 50 e 59 anos e a raça prevalente é branca, já na Umbanda e Candomblé possui maior áreas urbanas, Região Sul, o sexo que prevalece são os dois, idade de 25 a 59 anos e a raça prevalente é branca.
Por fim, as religiões vem crescendo tanto no Brasil como no mundo todo, onde pessoas, grupos e comunidades de diferentes regiões, classe social e raça procuram colocar seus princípios em forças maiores,onde foram até criadas leis que protegem as religiões de exercerem seus papeis quanto ao país, com respeito e igualdade.
...